Páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2024

O CAMINHO É ÁRDUO

Dario Angelo Baggieri
O Caminho é árduo, estreito, até mesmo nebuloso, cheio de perigos a que somos expostos nessa viagem a que estamos atravessando para nosso crescimento interior e purgação das deletérias iniquidades e ilicitudes que teimam em nos manter atrelados ao homem material em detrimento do progresso espiritual, que deve ser a tônica, no dia a dia, do verdadeiro iniciado. Que a cada dia, eu seja melhor hoje do que fui ontem!!!

Ao vos tornardes um verdadeiro maçom, em essência, entenderás que devereis morrer para o vício e renascer para as virtudes , aprenderás o sentido da Gnose, como “o conhecimento de quem somos, o que nos tornamos, onde estamos, em que lugar fomos colocados; onde fomos precipitados, onde somos redimidos; que é nascimento, que é renascimento”.

É uma espécie imediata de conhecimento que penetra na consciência como um lampejo sem esforço do raciocínio, uma iluminação da consciência. Essa aquisição de conhecimento, essa revelação intuitiva pode ser possibilitada e desenvolvida através da realização de rituais e cerimônias que ireis aprender. A liberdade de pensamento na sua mais abrangente conceituação leva à psicologia profunda que nos direciona a uma transformação e visão interior capazes de nos conduzir a um conhecimento pessoal que prescinde tanto da Lei como da Fé.

A religião, a ciência, a filosofia, a arte, a literatura, a política, representam apenas abordagens parciais do grande mistério da Alma e do Homem. Cada qual apresenta uma faceta própria, mas sempre fragmentada do Todo. Todas essas abordagens buscam um equilíbrio e uma melhora na qualidade de vida e de bem estar, e procuram de uma maneira dividida, isolada, buscar a harmonia num momento exterior a si mesmo, deixando de perceber que a única realidade é interior e não externa. Concluímos então que, a suprema realidade está além do alcance conceitual.

A psicologia moderna nos mostra que a gnose, na maçonaria e no mundo, se encontra na experiência vital da transformação psíquica pessoal. A prática ritualística (como exemplo, nossos rituais) pode induzir transformações, mas não pode ser confundida com fórmulas de sabedoria, pois cairia num terreno dogmático e nebuloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário