Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

O LUGAR EM QUE SE FAZ A SAUDAÇÃO

Em 29/10/2023 o Respeitável Irmão Luiz Carlos Machado, Loja Conselheiro Ramalho, 0522, REAA, GOB-SP, Oriente de Mogi Mirim, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:

LUGAR DA SAUDAÇÃO

Permita-me, mais uma vez, esclarecer uma dúvida.

Em sua publicação de 29 de agosto de 2023, "lugar de saudação do Venerável Mestre na entrada do oriente", fica claro que o momento da saudação seria a partir da balaustrada (referência).

Nossa Loja, 0522-Conselheiro Ramalho, já com o título de Distinção Maçônica, possui um templo que, acredito, foi construído conforme o layout daquela época. Nossas colunas, por exemplo, avançam no oriente. Por questões de ordem econômica, fica inviável algumas alterações.

Voltando ao tema, nossa balaustrada fica paralela com o primeiro degrau, e é de lá que
fazemos o sinal para entrar no Oriente. Já vi em algumas Lojas que a balaustrada fica no terceiro degrau (que deve ser o correto), de modo que, o próximo passo já seria no Oriente.

Estamos fazendo o certo ou o sinal deveria ser feito no último degrau? De certa forma, o segundo e terceiro degrau já estão no Oriente.

Agradeço suas considerações.

RESPOSTA

Sabemos que existem diferenças, mesmo que pequenas, na disposição arquitetônica interna dos nossos Templos. Assim, a questão tem sido aonde (em que lugar) presta-se a saudação ao Venerável Mestre, tanto na entrada como na saída do Oriente, em Loja aberta.

À vista disso, e com a enorme demanda de questões sobre este fato, resolveu-se identificar um ponto referencial para marcar em que lugar se fazer a saudação. Nesse sentido, elegeu-se o alinhamento da balaustrada como baliza de orientação para a saudação, sobretudo porque a balaustrada é o elemento, visível e palpável, que indica o limite entre o Oriente e o Ocidente no Templo.

Na prática, isto significa que imediatamente ao se ingressar no Oriente (pelo nordeste), faz-se a saudação ao Venerável Mestre. Em resumo, logo que os dois pés estiverem inteiramente sobre o piso oriental (próximo do Orador) o protagonista pára e presta o cumprimento.

Deste modo, além do referencial da balaustrada, fica determinado que independentemente da constituição arquitetônica do acesso ao Oriente (interno ou externo) faz-se a saudação assim que se alcançar totalmente o nível do piso oriental. Não se saúda antes de ingressar, ou sobre qualquer um dos degraus, porém quando se estiver integralmente sobre o piso do Oriente.

Vale também ressaltar que na retirada do Oriente, sempre pelo sudeste, presta-se a saudação ainda sobre o Oriente, ou seja, logo antes de descer em direção ao Sul.

Finalizando, vale comentar que no novo ritual de Aprendiz do REAA, que virá em 2024 no GOB, o acesso do Ocidente para o Oriente será feito por apenas um degrau, como originalmente sempre foi no Rito, Certamente isso facilitará sobremaneira o entendimento de aonde é o lugar em que se faz a saudação ao Venerável Metre, pelo menos nas novas edificações.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário