Páginas

sábado, 26 de dezembro de 2020

JOSÉ CASTELLANI

JOSÉ CASTELLANI 
(Homenagem)

Médico, escritor, historiador, é autor de mais de sessenta livros sobre a cultura maçônica. Sendo considerado um fenômeno na literatura da Fraternidade.  Seu primeiro livro foi lançado em 1973, sob o título ´Os Maçons que  fizeram a História do Brasil´. 

Além desta importante obra, José Castellani também é autor dos livros ´Shemá Israel´, ´A Ciência Maçônica e as Antigas Civilizações´, ´A Maçonaria na Década da Abolição e da República´, entre outros. 

Portador de diversas condecorações por sua contribuição à cultura maçônica, destacando-se a Ordre Militaire et Hospitallier de Saint Lazare de Jerusalém (França) e a Ordo Sancti Georgi (Itália). 

Desde então, somou mais de sessenta títulos culturais maçônicos, tendo sempre no ´forno´, novos títulos a serem publicados.

Incansável trabalhador em prol da Educação e Cultura Maçônicas ocupou os mais altos postos da Ordem, nesta área, em São Paulo e no Brasil; criando e reformulando o pensamento e as atitudes de uma época e influenciando toda uma geração com sua forma de agir e pensar.

No dia 21 de novembro de 2004, falecia em São Paulo, Capital, o maior incentivador da cultura e pesquisa maçônica Irmão José Castellani

Seu corpo foi velado no Palácio Maçônico do GOSP/GOB, na Rua São Joaquim, 457 - Liberdade.

Hoje, 21/11/2011, completa 7 anos sem a presença física deste grande escritor e divulgador cultural maçônico.

Que esta mensagem seja recebida por todos como uma singela homenagem à essa figura proeminente na cultura maçônica.

Ir. Anatoli Oleynik

Mais que um Maçom, Castellani, era um Obreiro que nos enchia de orgulho com o seu compromisso com a Maçonaria com o Grande Oriente do Brasil, em particular.

Suas obras, suas idéias, representam um marco do Pensamento Maçônico, transformando-o em um dos Maçons mais importantes do século XX para a Maçonaria Brasileira.

Seu conhecimento e seus livros atestam seu destaque. É impossível debater a Maçonaria sem passar por seus textos e idéias. Intelectual, era ao mesmo tempo, homem de ação e deixou saudade quando da sua atuação como Grande Secretário Geral de Educação e Cultura do Grande Oriente do Brasil, na Administração do Soberano Irmão Francisco Murilo Pinto.

Há exatamente quatro anos, a Maçonaria Brasileira perdeu o seu maior historiador de todos os tempos.

Seus ensinamentos sobre Liturgia e Ritualística também fizeram escola, e hoje, serve de base para todos os que se dedicam, seriamente, ao tema.

Seus mais de setenta Livros Maçônicos serão por muito tempo, parte do mais precioso acervo que a Ordem pode dispor.

Com o Castellani, a nossa Saudade e que o Grande Arquiteto do Universo o ilumine e guarde no Oriente Eterno. 

Fraternalmente

Ir. Lucas Francisco Galeano

Fonte JBNews  -Informativo n. 081 - 20/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário