Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

CARGOS ELETIVOS FALAM SENTADOS?

Em 18/09/2019 o Respeitável Irmão Cassio José Fink, Lojas Filhos de Salomão,2.311, REAA, GOB-DF, Oriente de Brasília, DF e Quintessência de Bombinhas, 4.293, GOB-SC, REAA, Oriente de Bombinhas, Estado de Santa Catarina, apresenta a questão seguinte:

CARGOS ELETIVOS FALAM SENTADOS?

Gostaria que respondesse sobre uma dúvida. Os Irmãos ocupantes de cargos eletivos se levantam para falar em Loja ou lhes é permitido falar sentado devido aos documentos e pranchas que manuseiam muitas vezes no uso da palavra? Em Brasília nas Lojas que frequentei falavam sentados e quando me mudei para Santa Catarina muitos falam em pé o que dificulta muito pois é preciso aguardar o Venerável Mestre desfazer o Sinal para então pegar o documento para ler. Caso do Chanceler lendo os visitantes e aniversários.

CONSIDERAÇÕES:

Essa tem sido uma confusão que vira e mexe vem à tona, provavelmente pela lei do menor esforço.

Cargos eletivos nada têm a ver com a prerrogativa de falar em pé. 

No REAA, os que ocupam o Ocidente falam em pé, portanto à Ordem, em Loja aberta. Desses, só podem falar sentados os Vigilantes, salvo quando o Ritual determinar que eles falem em pé.

No Oriente, salvo quando o ritual determinar que se fique em pé, todos podem falar sentados, todavia, se alguém preferir falar em pé (é o que geralmente mais acontece), então fala-se à Ordem.

Essa história de que cargo eletivo tem a prerrogativa de falar sentado não se sustenta no caso do Chanceler e do Tesoureiro. Também não se sustenta a justificativa de que eles manuseiam documentos, etc., pois nessa condição podem ficar à Ordem, deixando os documentos para leitura sobre suas respectivas mesas. Ademais, em caso de necessidade, o Venerável Mestre pode dispensar o sinal para que o titular segure o documento, ou o livro, com as duas mãos para fazer a leitura. De tudo isso, eles ficam em pé, nunca sentados – inclusive quando o Tesoureiro anuncia o produto do Tronco.

Reitero, no Ocidente, à exceção dos Vigilantes, os demais, inclusive o Chanceler e o Tesoureiro, falam em pé. Isso nada tem com cargos eletivos, porém é uma regra iniciática do REAA.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 11/12/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário