Páginas
PERGUNTAS & RESPOSTAS
domingo, 2 de fevereiro de 2025
QUEM ENCERRA O LIVRO DE PRESENÇAS III
Em 08/06/2024 o Respeitável Irmão Phelipe Gomes, Loja Jesus Sales de Andrade, 38, REAA, GOCE (COMAB), Oriente de Varjota, Estado do Ceará, apresenta a questão a seguir:
ENCERRA O LIVRO DE PRESENÇAS
Por qual motivo o Venerável Mestre é o último a assinar, isto é apenas uma convenção? No caso meu irmão nossa loja possui no livro espaços para o Nome, Cargo, Grau, Oriente e Número do CIM, logo seria necessário o Venerável Mestre assinar por último, haja visto ele já ter especificado o cargo?
CONSIDERAÇÕES:
Não se trata propriamente de identificação do obreiro, mas de uma questão de segurança contra fraudes.
À vista disso, o Venerável Mestre é quem assina por último, encerrando o rol de assinaturas, ficando inutilizadas as demais linhas da página correspondente.
Por essa razão, depois do Venerável Mestre ninguém mais assina o livro de presenças.
Há Obediências, inclusive, que trazem esta competência do Venerável Mestre mencionada nos seus regulamentos.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
TRABALHOS INJUSTOS E IMPERFEITOS
INJUSTO E IMPERFEITO
Quando os trabalhos não transcorreram justo e perfeito. O que o secretário deve colocar na ATA e qual a consequência disso?
ARRAZOADOS:
Na verdade, isso é um contra-senso, pois cabe ao Guarda da Lei interferir e colocar de imediato as coisas nos conformes legais.
Assim, o Orador, que é o guardião da lei no REAA, ao detectar alguma irregularidade, não deve esperar que os trabalhos prossigam, para só depois, ao final, acusar a irregularidade.
Quando, ao final da sessão o Guarda da Lei declara que a sessão foi justa e perfeita, simplesmente ela transcorreu dentro dos princípios e leis, ponto final.
Se bem observada a arte, uma sessão nunca transcorrerá injusta e imperfeita porque a eventual irregularidade terá que ser detectada e corrigida no momento da ocorrência.
Se, por descumprimento da Lei houver tumulto, o Venerável Mestre pode imediatamente, com um só golpe de malhete encerrar ou suspender os trabalhos até que a ordem seja estabelecida.
Cabe ao Secretário simplesmente registrar esses fatos, sem declarar algo injusto e imperfeito.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
BREVIÁRIO MAÇÔNICO
NOVE LANDMARKS
sábado, 1 de fevereiro de 2025
PALAVRA SAGRADA DE APRENDIZ - COMO É ESCRITA?
A minha loja há muito tempo quando o Nilson Alves Garcia era Secretário de Ritualística do GOB-GO, adotamos a palavra sagrada de aprendiz [...] O A [...]. Vi no seu blog que tem esse tema entre esta palavra e sua variação [...] O O [...]. Sendo que atualmente o Secretario de Ritualística do GOB/GO vem dizendo que a única palavra aceita no GOB é [...] O O [...], essa é mesmo a instrução, pois, nem nos rituais e nem no SOR, não tem essa orientação?
COMENTÁRIOS:
Para falar a verdade, não há nenhuma determinação no GOB nesse sentido, até porque o ritual vigente (2024) menciona apenas a letra inicial desta palavra.
No entanto, ocorre que esta versão bíblica, traduzida para o latim por São Jerônimo, a palavra se apresenta com vogais dobradas, o que não está de acordo com o vernáculo hebraico, que não se utiliza de vogais dobradas. Esse equívoco nunca foi corrigido porque a Igreja resolveu manter esta corruptela, segundo ela, em respeito ao tradutor (???).
Por outro lado, a versão bíblica conhecida como a dos Setenta (Septuaginta), ao ser traduzida do grego para o inglês e alemão, manteve a grafia correta da palavra, ou seja, sem vogais dobradas. Assim, a vertente maçônica que adota bíblias protestantes, utiliza a palavra escrita com as vogais “ao”.
À vista disto, na Maçonaria brasileira, em suas Lojas de vertente latina, o mais comum é a utilização da versão da Vulgata, onde a Pal∴ Sagr∴ aparece corrompida (corruptela) - com as vogais "oo" dobradas. Já as Lojas de vertente anglo-saxônica, normalmente utilizam as traduções bíblicas protestantes, em que a palavra não está corrompida – com as vogais “oa”.
E assim prossegue a discussão.
Finalizando, o novo SOR (2025), para o REAA, que virá com base no novo ritual (2024), procurará dar um norte para esta discussão.
T.F.A.PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
COMPORTAMENTO EM LOJA
COMPORTAMENTO EM LOJA
1) O irmão quando tem o nome anunciado em uma sessão, o correto é:
1.1) Levantar e ficar a Ordem, e se sentar novamente após desfazer o Sinal; ou;
1.2) Sentado fazer o Sinal de Costume (Aprovação).
Desde já agradeço a atenção dispensada e costumeira.
CONSIDERADOS:
Nesse caso, o mais comum é que o Ir∴ anunciado ou citado em Loja e estiver sentado, para registrar o seu contentamento, ou acusar sua percepção, muito discretamente faça apenas um pequeno e quase imperceptível gesto de inclinação para a frente com a sua cabeça.
Seria incoerente que em ocasiões como essa um Irmão faça, para si próprio, um gesto de aprovação. Isso poderia sugerir uma atitude narcisista, acompanhada de um exercício de vaidade. Vale lembrar que no exercício de virtudes, o maçom deve ser humilde e discreto.
É oportuno salientar que estender o braço direito à frente, na forma de costume, não é propriamente um “sinal” maçônico, porém é um “gesto” que um Ir∴ faz para manifestar o seu voto de aprovação durante uma votação nominal. É importante ressaltar que este gesto tanto pode ser feito em pé ou sentado, o que não é o caso dos sinais maçônicos, que possuem caráter extremamente sigiloso e somente são feitos pé.
Finalmente, no REAA, quem se colocar à Ordem durante uma votação, está "se abster de votar".
T.F.A.PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br