Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O ÓLEO SANTO

O ÓLEO SANTO 
Porque muitos escrevem? Porque não têm caráter suficiente para não escrever. (Karl Kaus 1874-1936 - jornalista Austríaco)
Oh ! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união !
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Aarão, que desceu sobre a gola de suas vestes;
Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque alí o Senhor ordenou a Benção, a vida para sempre.

Depois de mais de quase quatro décadas ouvindo o salmo 133 na abertura dos trabalhos de minha loja mãe, a Regeneração 3ª, (REAA) decidi conhecer melhor o assunto. 

O Óleo Santo surgiu no tempo do Tabernáculo, que é a primeira igreja que se conhece. Embora móvel, o Tabernáculo era de bom tamanho e resistiu aos quarenta anos de caminhada dos Judeus pelo deserto, desde o Egito até a terra prometida. O Senhor ordenou a Moisés: 

Ungirás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nela será santo. Também ungirás (com óleo) Aarão e aos seus filhos e os santificará para administrarem o sacerdócio. Exôdo 30:29-30. Depois de ungidos com o “azeite da Santa Unção" os objetos passavam a ter um caráter sagrado e não podiam sair do Templo nem serem usados em outras finalidades. 

A ordem era conseguir as principais plantações para o fabrico do Óleo Santo, nas seguintes proporções: Mirra-500 siclos, Canela aromática-250 siclos, Cálamo aromático-250 siclos, Cássia - 500 siclos e 1 Hin do mais puro azeite de oliva. A oliva escolhida não podia ser pisoteada, mas sim, prensada. Um siclo = 12 gramas. Um Hin = 6 litros de azeite puro.

A unção com Óleo é uma prática de muita importância, tanto pelo sentido simbólico quanto espiritual. Unção é o ato ou efeito de ungir, aplicar Óleos Santos. O mesmo que consagrar algo ou alguém a Deus.

O azeite tinha que ser da melhor qualidade e ficava guardado na Câmara do Azeite, em lugar seguro, fora do alcance de todos. O perfumista responsável pelo fabrico do Óleo Santo era homem de extrema confiança, não era permitido o uso do produto fora do templo. Se isso acontecesse, ele, o perfumista, seria punido severamente, com a expulsão de seu povo, e em casos de maior gravidade condenado à pena capital.

Autor - Laurindo Roberto Gutierrez
1-Loja de Pesq∴ Maç∴ Brasil - Londrina-Pr 
2-Loja Pesq∴ Mac∴ Francisco X. Ferreira - P. Alegre-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário