Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 28 de janeiro de 2018

O COMPORTAMENTO DO MAÇOM

O COMPORTAMENTO DO MAÇOM
Vitor Hugo Pires

Um dos requisitos para que alguém possa ser iniciado na Maçonaria é "...ser livre e de bons costumes". Livre, é aquele que dispõe de si mesmo, que não está sujeito a nenhum senhor de forma servil; livre é o homem ilimitado, desembaraçado, mas que acima de tudo, sabe que a sua liberdade termina onde a do outro começa.

Um maçom deve aprender a delimitar suas fronteiras, sem contudo deixar de expandi-las.

Para isso, deve aliar à sua capacidade de ser livre, os bons costumes da moral elevada, práticas altruístas para com o G⸫A⸫D⸫U⸫ (como quer que você o conceba...), a família, a sociedade, o próximo e para consigo mesmo, sendo um exemplo a ser seguido.

Atingir este equilíbrio, não é uma tarefa simples, e portanto deve ser buscada a qualquer momento do dia ou da noite. Um fator decisivo para o sucesso é o uso da ética na busca do aperfeiçoamento intelectual, material e social. Sem ética, é impossível elevar a moral e por conseqüência, impossível evoluir.

Uma das formas do maçom definir sua conduta, é na sua relação com o G⸫A⸫D⸫U⸫!

Sendo Ele um ser superior, cabe ao maçom dentro da sua fé, respeitar a fé dos IIr⸫ ou profanos que do ponto de vista religioso não concordem com ele.

Em relação à humanidade, o maçom deve contribuir para a melhoria dos fatores de desenvolvimento e a conseqüente utilização por todos os homens. Dentro de uma sociedade, o maçom deve dar o seu exemplo, para distinguir indivíduo de pessoa, e se possível, ter a consciência de cidadania, respeitando a ordem e as leis do país.

Com a família, as atitudes do maçom devem ir além do conceito profano, visto que aqui, família não se restringe apenas aos parentes. Nesta família que foi citada, está inclusa uma família muito maior, que é a família maçônica. O desenvolvimento da "fraternidade" deve ser cultivado, a ponto de que estes ensinamentos e convicções possam fazer lugar à família individual de cada um, fazendo do homem um marido melhor, das mulheres melhores esposas e dos filhos, os bons adultos de amanhã.

Mas a atitude do maçom não se encerra aí! O maçom deve ter na sua conduta os princípios básicos da tolerância, da filantropia e da solidariedade, quer para com o próximo, quer para consigo mesmo. Aqui se encerram os conceitos da paz, do amor, do perdão e do respeito.

Para finalizar, o maçom é entre tantas coisas, um combatente da ignorância e do erro.

Para tanto, precisa estar sempre atento e vigilante, pronto a investigar tudo que está ao redor na busca da verdade. Esta investigação deve ser feita à luz da razão, sem deixar que superstições ou paixões o induza ao caminho errado. Neste combate, o maçom deve demonstrar sua constante busca do prevalecimento do espírito sobre a matéria, sendo sempre um livre pensador, dono de suas ações e dos seus atos.

Que o G⸫A⸫D⸫U⸫ ilumine a todos com sua luz, deixando aparecer o interior de cada um, a fim de que a verdadeira imortalidade possa ser alcançada e vivenciada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário