Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

O CONCEITO DO DEVER PARA O MAÇOM

O CONCEITO DO DEVER PARA O MAÇOM
Celso Ricardo Sichieri
São Paulo - Brasil 

Desde a iniciação o maçom aprende sobre seus deveres, muito antes de saber quais os seus direitos.

Já antes do início da cerimonia, o candidato responde a um questionário onde encontra perguntas como:

“Quais são seus deveres para com a família?”

“Quais são seus deveres para com o próximo?”

E assim o iniciando vai sendo informado de seus deveres como maçom, como pai e patriota.

Sentindo-se assim não obrigado a cumprir seu dever, mas fazendo tudo com prazer, mudando suas paixões e sua natureza.

O dever é a ação conforme a uma ordem racional ou a uma norma.

A doutrina do dever é, como se vê, originariamente própria de uma ética fundada na norma do “viver segundo a natureza” que é, de resto, a norma de conformar-se à ordem racional de um todo.

Dever é para Kant a ação cumprida unicamente em vista da lei e por respeito à lei. O dever é a única ação racional autêntica. É a ação conforme a lei, mas não feito por respeito da lei.

Na ética contemporânea e doutrina do dever continua a vincular-se com a de uma ordem racional necessária, ou de uma norma (ou conjunto de normas) apta a dirigir o comportamento humano.

Para Bergson, o dever não é mais do que um hábito de comportamento dos membros de um grupo social.

É essencial que os maçons estejam atentos ao problema da ética da sociedade contemporânea, tão desmobilizada sócio-politicamente quando imediatista em sua vontade de consumir ou de fazer progressos materiais.

Por trás de um só “cumpri meu dever” pode estar um “fiz por interesse”, ou “pague-me melhor”.

Daí umas cem frases feitas, que surgiram para ironizar ou reduzir a piada do conceito de dever como a de Alexandre Dumas: O dever é o que se exige dos outros.

Entretanto na ética maçônica constante de todos os seus manuais, encontram-se belos exemplos de quão sublime e simples é para o maçom o cumprimento dos seus deveres.

É fácil compreender os postulados maçônicos existentes em seus princípios fundamentais do amor fraternal (amor a Deus, à pátria, à família e ao próximo) com tolerância, virtude e sabedoria, para a busca da verdade sob a luz dos conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade, com a finalidade essencial de levar ao mundo a felicidade geral e a paz universal.

Porém, tais qualidades que são dever de um maçom, devem ser obrigações morais fundamentais, porque preocupada com o progresso, assiste à maçonaria o direito de exigir de seus adeptos o cumprimento de sérios deveres sendo considerado traidor quem vai contra. 

É razão mais que suficiente para se refletir sobre a idéia e o conceito do dever: o alicerce da Maçonaria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário