Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 20 de janeiro de 2019

DÚVIDAS: ALFAIAS

DÚVIDAS: ALFAIAS
(republicação)

Questão apresentada em 22/03/2014 através do Respeitável Irmão Hercule Spoladore a pedido do Respeitável Irmão J. Mauro Cabral, Secretário Estadual de Orientação Ritualística Adjunto para o Rito Moderno, GOB-RJ, Oriente do Rio de Janeiro: jmaurocabral@gmail.com hercule_spolad@sercomtel.com.br
Mano Jose Mauro.

Perdoe-me ao fato de eu repassar as perguntas para o maior entendedor de ritualística do Brasil, nosso Amigo e Grande Irmão Pedro Juk que respondera diretamente a você e ainda sua resposta será publicada no JB News. Eu fui Grande Secretario de Ritualística no GOP em 1980 a 1983. Ao embrenhar-me neste labirinto ritualístico confesso minha cabeça fundiu para este setor da Maçonaria. Não que eu não goste do assunto. Não que eu não goste de ritualística. Mas eu sou um purista ritualístico. Tenho visto tantas modificações e invenções, acréscimos que desisti. O Juk responde muito bem, entende do assunto, tem uma coluna na Trolha e no JB News. De quando em vez ele me socorre, quando algum Irmão me dirige questionamentos ritualísticos. Não me leve a mal, mas você ficará melhor servido com a resposta do Juk E além do mais ele está muito ligado as coisas do GOB, pois ele pertence ao GOB. Estou ao seu inteiro dispor para trocarmos ideias a respeito da Ordem. Desculpe sinceramente eu repassar suas perguntas. Tenho uma questão que acredito que o mano tenha alguma FONTE que me indique o estudo da mesma. Trata-se da Substituição por algum impedimento do VM pelo 1VIG. Alguns insistem em ao fazê-la, USAR as alfaias do VM. O procedimento não está descrito em nossas Leis atentando este detalhe. Dúvidas na substituição: 1-Vigilante MM usa o colar? 2-Vigilante MI usa o colar? 3-PastMaster usa as Alfaias do VM? 4-ninguém usa nada do VM e sim suas próprias Alfaias? 5-Base legal sobre o assunto existe? Como interpretar este procedimento secular? Agradeço ao querido mano se puderes me dar alguma Luz sobre o assunto.

CONSIDERAÇÕES:
Dado ao enxerto de Instalação que é costume inglês em ritos de vertente francesa, constantemente se apresentam essas dúvidas.

01 – O substituto imediato do Venerável tradicionalmente é o Primeiro Vigilante que na ausência precária do Venerável assume o posto usando a joia distintiva do Venerável naquela oportunidade – o colar com a joia indica o cargo (esquadro). Na verdade nessa situação o Primeiro Vigilante está Venerável. Já o impedimento definitivo do Venerável a legislação prevê eleição e instalação para o novo Venerável.

02 – O Vigilante ocupando o seu cargo (de Vigilante) usa o colar e joia do cargo – o nível ou o prumo.

03 – O termo “Past-Master” não é próprio para ritos de origem francesa. Seu tratamento é Ex-Venerável. Como no GOB também existe a Instalação dá-se o título distintivo, que não é Grau, de Mestre Instalado. Assim um Mestre Instalado que não esteja exercendo o veneralato possui as suas próprias alfaias que é geralmente igual ao do Venerável no tocante ao avental e o colar, diferenciando-se na joia distintiva. No GOB o Ex-Venerável também não usa punho. Sugiro ao Irmão que verifique as indicações que provavelmente estarão contidas nos rituais em vigência inerentes ao Rito Moderno, ou Francês.

04 – A base legal geralmente está precedida dos regulamentos e rituais da respectiva Obediência, cujas dúvidas, no caso do Rito Moderno, podem ser esclarecidas pelo competente Secretário Geral do Rito.

05 – A interpretação nem sempre está ligada aos procedimentos legais devido ao emaranhado histórico da Ordem. Nesse sentido o estudante carece estabelecer uma grade de documentação primária e se debruçar exaustivamente na pesquisa acadêmica.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.399 Florianópolis (SC) – segunda-feira, 7 de julho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário