SOL NO AVENTAL
(republicação)
Em 15.10.2014 o Irmão Alísio Corlaite, Loja Confidente do Rio das Velhas, nº 244, REAA, GLMMG, Oriente de Sabará, Estado de Minas Gerais, formula a pergunta seguinte:
alisiocorlaite@bol.com.br
Sol no Avental
Sou Aprendiz e ao realizar o trabalho sobre a sexta instrução do REAA, citei o livro Da Iniciação a Elevação, autor Denizart Silveira de Oliveira Filho, na sua página 273, em relação ao SOL estaria estampado no avental do Aprendiz, do Mestre Instalado e outros. Minha duvida seria que no avental do Mestre Instalado não localizei este SOL. A pergunta seria se possui ou não este sol no avental do Mestre Instalado.
Não vou entrar no mérito da obra e do autor citado, todavia em se tratando do REAA, efetivamente não existe nenhuma representação do Sol no avental do Aprendiz, já que nesse Grau o avental é totalmente branco e o portador dele se apresenta com o mesmo vestido e com a abeta levantada. O avental é liso e não possui nenhuma figura nele estampado.
Do mesmo modo ocorre com o avental do Companheiro que, no Rito em questão, se diferencia daquele do Aprendiz apenas porque no Segundo Grau o portador do mesmo se apresenta com a abeta abaixada.
Verdadeiramente também não existe nenhuma estampa do Sol no avental do Mestre Maçom e nem mesmo no do Mestre Instalado.
Atenção: o que pode acontecer é uma menção feita ao Sol que se apresenta às vezes na joia do Mestre Instalado (ex-Venerável) adotada por algumas Obediências, porém não no avental.
Ratifico que essas considerações aludem ao Rito Escocês Antigo e Aceito.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.614 - Florianópolis (SC) – sábado, 28 de fevereiro de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário