Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

EXALTAÇÃO - OBREIRO DE OUTRO RITO

Em 12/11/2020 o Respeitável Irmão Marco H. Cacciacarro, Loja Fraternidade Gameleira, 3.790, REAA, GOB-SP, Oriente de Capão Bonito, Estado de São Paulo, faz a seguinte pergunta:

EXALTAÇÃO – OBREIRO DE OUTRO RITO

Bom dia querido Irmão - Mais uma vez recorro aos seus conhecimentos. Temos uma sessão de Exaltação agendada para segunda feira dia 16/11/2020 onde serão exaltados dois irmãos e trabalhamos do Rito Escocês Antigo e Aceito. Seria possível realizar a Exaltação nessa mesma sessão de um irmão de outra Loja coirmã, porem que trabalham no Rito Brasileiro?

CONSIDERAÇÕES:

Obviamente que não. Embora o Rito Brasileiro seja filho espiritual do REAA, a ritualística de ambos se difere.

O compromisso prestado durante o aumento de salário deve ser o do rito praticado pela Loja do iniciado.

Além do mais, é preciso compreender o contexto iniciático da cerimônia de Exaltação que não é a mesma entre os ritos. O conteúdo litúrgico se dá de acordo com as prerrogativas doutrinárias de cada rito. A estrutura iniciática foi construída conforme as origens culturais do rito.

Não há como um obreiro praticante de um rito passar por uma cerimônia iniciática em outro rito para obter aumento de salário. Se assim fosse, ritos existiriam por quê? Ora, cada rito possui a sua cerimônia ordenada pelo ritual.

É possível que um obreiro de uma Loja possa receber aumento de salário em outra Loja, contudo, desde que ela seja do mesmo rito e siga as prerrogativas legais.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário