Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 16 de junho de 2022

LUGAR DA SAUDAÇÃO AO VENERÁVEL MESTRE

Em 15.11.2021 o Respeitável Irmão Marcus Vinicius Mendes dos Santos, Loja Amor e Luz, REAA, GOB-GO, Oriente de Pires do Rio, Estado de Goiás, apresenta a seguinte questão:

LUGAR DA SAUDAÇÃO

Minha dúvida é: ao entrar no Oriente onde se deve saudar o Venerável Mestre, no degrau abaixo do piso do Oriente (último antes de entrar) e na saída saúda também deste degrau ou ainda dentro do Oriente. Desde já agradeço sua sabedoria.

CONSIDERAÇÕES:

Caro Irmão, conforme menciona o Sistema de Orientação Ritualística do GOB RITUALÍSTICA, Aprendiz, REAA, item 31 a saudação é feita em se tendo como referência a linha da balaustrada, tanto para entrar, como quando sair. Ainda como referência, ingressa-se no Oriente pelo lado do Orador e, dele se sai pelo lado do Secretário.

No ingresso, assim que o protagonista pisar no Oriente, ao lado da balaustrada e em seu nível de chão abaixo do sólio, ocorre a saudação. À saída, ainda no Oriente, no nível de chão abaixo do sólio, imediatamente antes de descer, ao lado da balaustrada, faz a saudação.

O SOR - Sistema de Orientação ritualística - GOB RITUALÍSTICA, www.ritualistitica.gob.org.br é uma ferramenta hospedada na plataforma que orienta e corrige os rituais do GOB e devem ser aplicados sobre os mesmos até que haja nova impressão. Esse dispositivo (o SOR) está amparado pelo Decreto 1784/2019 do Soberano Grão-Mestre Geral que é o guardião dos rituais. Nesse sentido, o SOR é para ser aplicado e está em vigência. Lá existe mais de uma centena de orientações e informações. Confira.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário