Gilberto Ferreira de Almeida – Salvador BA
Certa vez um Irmão nos disse que o Maçom precisaria adormecer por um bom período, para como a Fênix, reviver das cinzas que só assim ela retornaria aos seus princípios. Meus Irmãos, se fizermos um retrospecto sobre o passado da nossa Ordem e encararmos o que somos, acreditamos que nosso Irmão está coberto de razão. A escolha de Candidato não tem sido criteriosa, quase sempre fazemos por ser nosso amigo, parente, ou então filho, sem nenhum levantamento sobre as qualidades do apresentado, ou melhor, sobre o seu interesse, não lhe informamos o que é Maçonaria, se tem tempo para as Sessões, qual vai ser o seu dever, se sua esposa concorda com o seu ingresso, se está disposta a trabalhar na sociedade feminina, etc.
Estamos transformando as Lojas quase sempre em propriedade nossa, ou seja, casa dos mesmos, com desculpa de não haver pessoas qualificadas na sociedade. Não estou com isso dizendo que nossos parentes não têm qualidades. , muito pelo contrário, são dignos e merecedores dessa virtude, em nossa Loja chegamos a discutir o valor para a iniciação por julgar-se que estava elevado e deveria reduzir, preço esse em vigor já de muito tempo, só que agora estaria doendo no bolso dos mesmos, foi quando um Irmão levantou-se e disse: "ENGRAÇADO, ESTE É O ÚNICO MOMENTO EM QUE ESTAMOS COMPARANDO UM PRODUTO LEGÍTIMO, E JÁ ESTÃO QUERENDO FALSIFICÁ-LO" e em verdade nosso Irmão tem razão, ou fechamos demais ou então escancaramos as portas ao ponto de ter Lojas que fazem verdadeiras levas de Iniciação de uma só vez. Pelo lado da nossa Grande Loja o formulário de proposta de Iniciação é muito pobre, o de sindicância é uma vergonha, e ainda assim tem Irmão que nem visita fazem aos candidatos.
O Irmão Sérgio Pessoa da Grande Loja do Espírito Santo, membro da Loja de Pesquisas Maçônicas de Londrina, está sugerindo um questionário para ser feito com os candidatos, dividido em três partes: primeiro com o candidato, segundo com a esposa e por último com ambos.
A Grande Loja de São Paulo vai muito além, determina os seguintes documentos:
-Pré-proposta para o Irmão que pretender apresentar um candidato; -Declaração de compromisso também do proponente;
-Proposta para admissão do candidato;
-Declaração de princípios para o candidato saber quais são os seus direitos e deveres na Maçonaria, ler, assinar e devolver;
-Pré-sindicância sobre a vida íntima do candidato;
-Sindicância sobre a vida social e comercial do candidato; -Sindicância sobre a esposa;
-Sindicância com as pessoas indicadas como referência.
Grão-Mestre precisamos urgentemente reformular a nossa papelada e uniformizá-la, prepararmos os candidatos e trabalharmos em Loja. A Maçonaria é a ùnica Instituição que tem muito mais Mestres Maçons do que Aprendizes e a que menos ensina. É como diz o escritor Lair Ribeiro: "ENSINEMOS OS PROFESSORES A ENSINAR E TEREMOS ALUNOS QUALIFICADOS".
Meus Irmãos ainda temos uma série de outros referentes ao nosso trabalho que há divergências de Lojas para Lojas, e que gostaria de continuar conversando com os Irmãos. Infelizmente sabemos que o tempo não é nosso aliado, e poderá ser assunto para outros encontros.
Sereníssimo Grão-Mestre Valdir de Araújo Castro, Eminente Grão-Mestre Humberto Cedraz, unamo-nos para a uniformização da Maçonaria, que sejam criados Seminários Regionais conjuntos com essa finalidade, a hora é essa. Londrina legou ao Paraná o Título de Berço da Cultura Maçônica, que a Bahia, porta do Descobrimento do Brasil seja reconhecida como a Chave da Conciliação Maçônica a que esse encontro da Serrinha seja a semente.
Pronunciamento do Irmão Gilberto Ferreira de Almeida no Simpósio realizado no dia 20/3/1994 pela Loja Maçônica "Deus é Fraternidade Serrihense", filiada a Grande Loja Unida da Bahia.
Fonte: JBNews - Informativo nº 0184 - 27/02/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário