Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 3 de maio de 2020

FUNDAÇÃO DE UM TRIÂNGULO

Em 07/02/2020 o Respeitável Irmão Emerson Fernando Almeida, Loja Nelson Texeira Leite, 4.533, Rito Adoniramita, GOEB/GOB, Oriente de Seabra, Estado da Bahia, pergunta o que segue

TRIÂNGULO MAÇÔNICO

Gostaria de receber do Irmão orientações para fundação de um Triângulo Maçônico; assim com orientações sobre a ritualística (se é que existe) utilizada. Moro no Oriente vizinho a Seabra, Boninal, e aqui não temos do GOB. Quero ter aqui um triângulo no intuito de fundar uma Loja no RITO MODERNO.

CONSIDERAÇÕES:

Em se tratando do Grande Oriente do Brasil, um Triângulo é um núcleo maçônico provisório que só pode funcionar no máximo por um ano, sendo dissolvido pelo Grão-Mestre se não atingir o número de sete Mestres Maçons para constituir uma Loja. 

Sua administração se dá por três Mestres Maçons, sendo um Venerável Mestre, um Secretário e um Tesoureiro. Os demais, até o número de seis, serão distribuídos pelo Venerável.

Os critérios para a fundação e desenvolvimento de um Triângulo poderão ser encontrados na Constituição e Regulamento Geral da Federação do Grande Oriente do Brasil.

No tocante à ritualística dos seus trabalhos, ela não existe já que um Triângulo funciona apenas administrativamente, portanto nele não se aplica nenhuma liturgia tal como se dá em uma Loja.

Outras particularidades, no que couber, aplicam-se as disposições concernentes às Lojas.

Acredito que o Irmão deverá se dirigir à Secretaria Estadual da Guarda dos Selos do respectivo Grande Oriente Estadual para melhores informações e providências.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 02/05/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário