Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 11 de maio de 2020

TOLERÂNCIA

TOLERÂNCIA
(Desconheço o autor)
Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores. (Khalil Gibran)
Muitas vezes, no nosso dia-a-dia, costumamos reclamar de algumas pessoas que nos atendem em lojas, supermercados, ao telefone, enfim, as pessoas que nos atendem de alguma forma. 

O que não nos damos conta é que também estamos entre essas pessoas. E que, como elas, também estamos nos relacionando com várias outras pessoas. 

Devemos pensar duas vezes antes de nos irritarmos. 

A irritação, a intolerância, fazem com que provoquemos males ainda maiores na sociedade que vivemos. 

São os pequenos desentendimentos que geram os grandes conflitos da humanidade. 

Por isso, não negue consideração e carinho diante de balconistas fatigados ou irritadiços. Pense nas provações que, sem dúvida, os atormentam nas retaguardas da família ou do lar. 

A pessoa que se revela mal-humorada, em seus contatos públicos, provavelmente carrega um fardo pesado de inquietação e doença. 

Aprender a pedir por favor aos que trabalham em repartições, armazéns, lojas ou bares é obrigação. 


Embora estejam sendo pagos para cumprir suas tarefas ou sejam subordinados a nós são seres humanos como nós mesmos. 


Lembre-se que todas as criaturas trazem consigo as imperfeições e fraquezas que lhes são peculiares, tanto quanto, ainda desajustados, trazemos também as nossas. 

Muitas vezes, nós mesmos, atormentados por algum problema a resolver, tratamos mal alguém que nos venha pedir um favor com delicadeza. 

O que aconteceria se essa pessoa também nos tratasse mal; ficaríamos ainda mais irritados. No entanto, se essa pessoa, apesar da nossa má-vontade, nos tratasse bem, com cortesia e gentileza, pensaríamos melhor no que estamos fazendo, podendo até mudar de atitude. 

Em muitos casos, o que nos falta é um pouco de tolerância. 

Ter tolerância é ter paciência e saber entender os problemas alheios.

A tolerância deve ser aplicada indistintamente entre todos e em qualquer lugar. É lição viva de fé e elevação e não pode ser esquecida. 

Tolerar, no entanto, não significa conivir. 

Desculpar o erro não é concordar com ele. Entender e perdoar a ofensa, não representa ratifica-la, mas sim ser caridoso e compreensivo. 

É indispensável não entrar em área de atrito, quando puder contornar o mal aparente a favor do bem real. 

Perdoe as ofensas e tente entender os problemas alheios sem julgá-los preconceituosamente. 

Faça aos outros o que gostaria que fizessem para você. 

Seja uma pessoa amistosa para com todos. 

Contribua sempre com um pouco de amor para vencer o mal do mundo. 

Tolerância é caridade em começo. Exercitando-a, em regime de continuidade, você defrontará com os excelentes resultados do bem onde esteja, com quem conviva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário