Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 15 de abril de 2024

APRENDIZ

Por Rizzardo da Camino
Aprendiz - o termo não tem origem maçônica, mas vulgar; significa aquele que está aprendendo, e é o próprio a qualquer profissão ou função. Aprendiz de feiticeiro era termo muito em voga na idade média com o significado de “risco”, pois nenhum aprendiz conseguiria imitar o feiticeiro. 

Hoje na construção, o aprendiz é denominado “servente” pois enquanto serve está aprendendo. 

Tradicionalmente na Maçonaria Operativa, intitulavam-se Aprendiz aquele que queria entrar nos mistérios secretos da construção. 

Sempre houve os serventes e aprendizes; a diferença é que hoje o Aprendiz se situa na esfera mais filosófica; Aprendiz em arte. 

Na maçonaria aprendiz significa a passagem pelo primeiro grau de um rito. Há porém os mestres, que bajulando-se, se intitulam “eternos aprendizes” sem se darem conta de que o aprendizado constitui o primeiro passo de uma jornada, e que alguém que enceta uma longa caminhada deseja retroceder ao primeiro passo dado no inicio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário