Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 11 de setembro de 2016

A BUSCA DA VERDADEIRA INICIAÇÃO

A BUSCA DA VERDADEIRA INICIAÇÃO
(Desconheço o autor)

Em que momento se dá a Verdadeira Iniciação do Maçom? 

Será no dia em que este foi admitido através de um Ritual Simbólico em uma Sociedade Filosófica (Oriental) e Filantrópica denominada de Maçonaria?

A continuidade em Loja de acordo com a forma com que são ministrados os ensinamentos maçônicos, levam o associado a se tornar um iniciado?

E o que é ser um verdadeiro iniciado?

Os Rituais e os Símbolos não são os meios com que o homem se utiliza para alcançar um objetivo?

E quais são os objetivos que a Maçonaria pretendeu e pretende alcançar?

Qual a diferença entre o "clube, maçonaria" e a "Maçonaria, Maçonaria "?

Porque entra-se na Maçonaria?

Existem as verdades e mentiras da Maçonaria?

Na Maçonaria encontramos Maçons?

O que é ser um Maçom?

Porque não temos atualmente grandes feitos na Maçonaria brasileira?

Porque vivemos hoje das lembranças dos grandes feitos do passado?

Porque mudam-se os Rituais?, não é o tempo que forma a tradição?, não são eles um meio do associado se tornar um Maçom?

Em Maçonaria, os fins justificam os meios, ou é através dos meios que poderemos mudar a história dos fins?

Cada questão aqui levantada, será devidamente abordada a seguir, sem paixões, sem ilusões, de uma forma impar, fruto de vários anos de pesquisa, sem pretender que sejam verdades ou que se transformem em verdades absolutas, mas, que ao menos, levem os associados da Maçonaria a refletirem, assim como nós outros estamos refletindo, sobre o verdadeiro papel da Maçonaria brasileira, e acima de tudo, se realmente somos dignos de sermos chamados, de nos considerarmos, Maçons (com "M" maiúsculo).

Tudo aqui se passará não de uma forma direta, mas, de uma forma indireta, que só os que fazem parte da nossa Sagrada Ordem é que vão entender e compreender.

Não podemos precisar uma data para o surgimento da verdadeira iniciação, mas podemos interpretar o momento em que o associado começa a se tornar um iniciado, um maçom.

É no exato momento em que ele se descobre como um ser imperfeito.

É no momento em que ele descobre que é a parte integrante de um Todo Harmonioso, e que as suas imperfeições prejudicam a si mesmo e a este todo.

É no momento que ele descobre que também é luz, e que as suas imperfeições são as barreiras que fazem com que a luminosidade por ele emitida, dependendo da intensidade dessas imperfeições, nem mesmo chega a iluminar o seu próprio caminho.

É no momento em que ele compreende e aplica as poderosas ferramentas que lhe são oferecidas pelos Símbolos e pelos Rituais Maçônicos.

É no momento que ele se transforma em Homem Luz, irradiando moralidade, amor e fraternidade por onde vive, convive e passa.

É no momento em que ele compreende que os Símbolos, não mais são símbolos, e sim caminhos que o levarão a imitar o seu criador, o GADU.

É no momento em que ele compreende que os Ritos não são peças teatrais, e sim, a luz que lhe é emprestada para que possa fazer brilhar a sua luz.

É no momento em que ele pesquisa para aplicar em benefício do outro, pois só assim também será beneficiado.

Enfim, a união dos momentos em um só momento, é o que o transformará em um Verdadeiro Maçom, em um iniciado.

Como podemos facilmente concluir, os chamados altos graus da Maçonaria, devem ser estudados por todo associado desta, afinal, a cada grau, mais ferramentas lhe são oferecidas. No entanto, pasmem, são os que já chegaram nos mais altos graus que dividiram, modificaram e profanaram as tradições iniciáticas da nossa necessária e amada maçonaria.

São os que divulgam as suas idéias profanas, fazendo-as valer, que por deficiência intelectual e espiritual, diminuem a nossa sagrada ordem, conceituando-a como filosófica e filantrópica.

Estes, não entenderam e talvez jamais etenderão o que é Maçonaria.

O vírus do orgulho e da vaidade fortalece o seu escudo, e a luz por deles emanada perde-se na escuridão das suas vicissitudes.

Falam do Esquadro, mas não entenderam que este representa o seu próprio corpo, a matéria.

Falam do Compasso, mas não entenderam que este representa o seu próprio espírito, o não visível.

Falam do Prumo, mas não conseguem manter uma postura de Liberdade, Igualdade e Fraternidade para com os seus Semelhantes.

Falam do Nível, mas não conseguem ter os seus semelhantes como seus iguais, se glorificando com os cargos e jóias Conseguidos graças à complacência e tolerância dos verdadeiros, ou acomodados, Maçons que os cercam.

Falam da Letra (G), mas a traduzem interiormente como gana pelo poder.

Esses associados da Maçonaria, todos conhecem, pois eles estão sempre aonde os podemos ver, por isto, devemos descobrir entre nós, aqueles que não aparecem para a platéia, e sim para Deus, pois é com estes que aprenderemos e também nos tornaremos um Maçom, um iniciado.

Devemos nunca esquecer, que o nosso objetivo maior será fazer com que um dia todo associado se transforme num Maçom, e isto só conseguiremos através do exemplo vivificado a todo momento, afinal, se juramos defende-los até a morte, é isto que o verdadeiro maçom, o iniciado irá fazer.

Os Símbolos nos foram trazidos através dos milênios, os incorporamos à nossa sagrada ordem por sabermos do seu poder, assim como o foram também os nossos Rituais.

Por mais que queiram modifica-los, a tradição, a força viva neles contida, o magnetismo e a força para muitos inexplicável da Maçonaria (a energia), fará com que na passagem deste século as suas origens venham a retornar.

A Maçonaria não é uma religião, ela complementa as religiões, portanto, toda religião deve abraçar a Maçonaria como a sua grande Irmã, pois ela fará com que seus adeptos se tornem mais úteis para empreender a sua longa jornada que é levar o Rebanho do Senhor até ELE.

Sois Maçom?

- Todos os que se reúnem para promover o bem estar da humanidade, materialmente e espiritualmente, assim o são.

De Onde Vens?

- De um templo aonde aprendemos a construir o nosso Templo Interior.

Na Maçonaria há Verdades?

- Sim, ela é a própria Verdade.

Na Maçonaria há Mentiras?

- Não, se houver não é Maçonaria.

Como pode um Profano aqui querer entrar?

- Após muito estudar descobri que também desta Grande Cruzada quero participar.

Aqui não se dá o peixe, se ensina a pescar, mesmo assim queres entrar?

- Eu não vim pedir o peixe, eu quero que me ensinem a pescar, pois sei aonde está o cardume, só não sei como pescar.

Após aprender a pescar, o que farás com o peixe pescado?

- Primeiramente os colocarei em minhas mãos, e estendendo-a para o alto, darei graças ao senhor meu DEUS.

- A seguir levarei o necessário para minha família.

- Depois pedirei aos meus irmãos que me ajudem a levar para saciar a fome dos meus irmãos.

- E por fim, juntamente com todos os meus irmãos já fartos, levaremos para saciar a fome dos que crêem em DEUS, pois em DEUS, também são nossos irmãos.

Sendo assim, entra, vem aprender a pescar, a fome dos nossos irmãos nos ajude a saciar.

O Pensador

Nenhum comentário:

Postar um comentário