Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 21 de novembro de 2017

A ORIGEM DO GRAU DE COMPANHEIRO

Ir⸫ Ângelo Machado S. Pires 

O Grau de Comp⸫ é o segundo dentro do R.E.A.A. e vem de origem latina, tem como objetivo estudar as Ciências Naturais, da Cosmologia, Astronomia, Filosofia, da Historia e a investigação da origem de todas as causas e coisas.

O seu significado tem provocado controvérsias, pois alguns autores afirmam que ele deriva da preposição cum= com e do verbo ativo e neutro pango, mas a origem mais aceita é cum panis, onde cum é a preposição Com e Panis e o substantivo masculino pão o que significa (Participantes do mesmo Pão).

Muitas vezes se fala em iniciação no segundo grau e também no terceiro assim como nos demais, o que muitos encontram errado, pois não se pode ser iniciado mais de uma vez na Maçonaria, também é dito por alguns que na Maçonaria não havia mais que dois graus antes da fundação da Grande Loja de Londres, mas que logo após o desenvolvimento ritualístico, se viu a conveniência da criação do terceiro grau.

Há também quem diga que desde remota antiguidade, muito antes da criação do Rito Escocês Antigo Aceito, quando da construção do Templo de Salomão, já existiam os Graus de Ap⸫, Comp⸫ e M⸫ e eram divididos em dois grupos:

1) Aprendizes e Companheiros; que eram presididos por três Grão-mestres (O Rei Salomão, Hiram, Rei de Tigre e Hiram Abiff) que partilhavam segredos entre eles, estes segredos se perderam com o assassinado de Hiram Abiff.

O grau de companheiro era apenas uma introdução ao grau de Maestro, era o companheiro quem preparava (lapidava a pedra) deixando-a Cubica para passar ao Mestre, esta pedra se chama Pedra Cúbica e controla os impulsos do Companheiro.

Por ser o grau intermediário da Maçonaria Simbólica, assume relevante posição, pois significa o laço de união entre o Apr⸫e o Mestre.

Também expressava um vinculo mais profundo que Ir⸫ todos os homens podiam ser irmãos, porem nem todos podiam ser “companheiros”. 

Ir⸫ Ângelo Machado S. Pires - C⸫M⸫
Or⸫ Rivera 
11/08/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário