Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

O DELTA LUMINOSO COM O OLHO QUE TUDO VÊ

Ir⸫ José Carlos de Araújo
Loja de Pesquisa Brasil – Londrina - PR 

O Delta Luminoso com o Olho que tudo Vê, é um símbolo muito antigo que significa a presença de Deus naquele ambiente. Suas origens se perderam no tempo, mas sabe-se com muita certeza através dos historiadores, que esse símbolo estava no “Sanctum Santorum”, no templo construído por Salomão em Jerusalém, no inicio do século XII por Hugo de Payens (1070-1136), Cavaleiro de Borgundia, fundador e primeiro Grão Mestre da Ordem Hospitaleira dos Templários, em companhia de outros oito companheiros.

Após a freqüência de algumas sessões, o Aprendiz Maçom, tem a atenção presa às figuras simbólicas que existem no interior de uma Loja Maçônica. No piso, nas paredes e no teto, encontramos símbolos que despertam e fascinam a curiosidade de quem os vê pela primeira vez.

No teto vê se a Abóboda na qual figuram estrelas e astros, na parede as Colunas e a Corda de 81 Nós, no Piso o Pavimento Mosaico, os Altares, e outros com seus significados e sua razão de ser. 

Um símbolo particularmente chama a atenção. É o Delta Luminoso com o Olho Onividente, que fica no Oriente atrás do trono do Venerável Mestre, em forma de triângulo eqüilátero possuindo em seu centro a figura de um olho humano. A designação Delta dada ao Triângulo, vem da quarta letra do alfabeto Grego que é representada graficamente, por um triângulo.

O triângulo eqüilátero com o vértice para cima é também o símbolo da Sabedoria e do justo equilíbrio entre forças opostas: a Força que empreende, a Beleza que orna e a Sabedoria que harmoniza. 

Esse triângulo radiante, inscrito em sua área interna um “Olho Aberto” é representativo na Onipresença da Providencia Divina que procura os menores e mais escondidos atos e pensamentos dos homens e acompanha-os nos seus mais afastados passos, e que nada existe nem pode ser encoberto ou misterioso, que não possa ser desvendado pelo Supremo Arquiteto do Universo, que é Deus.

Para os Maçons o símbolo lembra a presença em Loja do Supremo Arquiteto do Universo, e denota que o insistente “olhar” é uma lição constante de que atrás daquele olho encontra-se um ser.

O Delta Luminoso com o Olho Onividente é a Suprema Luz da Loja, simboliza a Gloria do Criador.

O triângulo eqüilátero, imagem geométrica do ternário no simbolismo dos números, equivale ao numero três e representa também os três aspectos da Divindade, que nos fazem lembrar a sua Onipresença, Onisciência e Onipotência.

Quando em Loja, o Maçom sente a radiação do “Olho que Tudo Vê” a verdadeira Luz, aquela que transcende da realidade Maçônica, invisível aos olhos físicos e com expressão somente sobre a consciência do homem. Essa surpreendente e maravilhosa Luz se deixa ver refletida na figura do Sol e da Luz que cerca o Delta Luminoso e que são as manifestações visíveis da Luz moral e intelectual por ela despendida.

Em sua Iniciação, o Aprendiz Maçom, quando chega ao termino de suas provas e vê a Luz, pode então olhar a Deus frente a frente, e identificar-se a ele. Nas antigas Iniciações, sendo o Sol comparado ao Olho, o próprio Rei também o era. Considerando-se, todavia, que o Rei identificava-se com Deus, pode-se concluir, por analogia, que o Delta Luminoso é a Imagem de Deus. Conclui-se, que o Delta Luminoso é, ao mesmo tempo, símbolo e figuração de Deus. 

Para o Maçom não importa como o emblema se apresenta: se ao centro do triangulo estiver “IOD” sagrado dos hebreus, o “G” simbólico dos saxões, o “Y” místico dos druidas ou apenas o “OLHO”, porque para o Maçom sempre estará representado o Supremo Arquiteto do Universo.

Bibliografia:
Aslan, Nicola- Grande Dicionário Enciclopédia de Maçonaria e Simbologia
Da Camino, Rizzardo -O Delta Luminoso
Aslan, Nicola- Comentários ao Ritual de Aprendiz (Vade-Mecum Iniciático)

Nenhum comentário:

Postar um comentário