Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 2 de setembro de 2018

A IMPORTÂNCIA DA RITUALÍSTICA

A IMPORTÂNCIA DA RITUALÍSTICA
(republicação)

Em maçonaria, rito é o conjunto de regras e preceitos, com os quais praticam-se as cerimônias, comunicam-se os sinais, toques, palavras e todas as instruções secretas, necessárias para o bom desempenho dos trabalhos.


Cada passagem, no desenvolver do ritual, vai desencadeando forças gregárias, careando e despertando energias latentes, para o engrandecimento litúrgico.

Ritualismo também significa organização, estabelecimento de metas a cumprir. Nos trabalhos maçônicos, o ritualismo deve começar na sala dos passos perdidos. A postura dos presentes deverá ser do maior respeito. Não é permitido comportamento antimaçônico. Assuntos de baixo conteúdo, anedotas, zombarias e gracejos não são permitidos.

A formação dos cortejos será de acordo com o ritual. Ao adentrar ao Templo, devemos estar concentrados na liturgia que se vai realizar. A mente deve estar limpa, sem vestígios de álcool. É expressamente proibido portar armas de uso profano. Enquanto os irmãos se dirigem aos seus lugares, deverá ser ouvida música adequada e em volume suave, iniciando a harmonia dos trabalhos.

É muito importante a postura em pé ou sentados. Em pé está orientado no ritual. Sentados devemos estar, também em conexão com as correntes magnéticas da terra, que passam entre os Pólos e o Equador, e as que perpendicularmente se cruzam ao redor da terra.

Manter a coluna vertebral ereta, sola dos pés afastados e em contato com o chão. Respiração suave, fisionomia tranquila e serena, mantendo comunhão com a Filosofia Maçônica. Estando assim posicionados estaremos muito bem assistidos e recebendo os fluídos magnéticos e benéficos, liberados pela Egregora Mística, no Plano Sideral. Ao terminarmos o trabalho Litúrgico-Ritualístico, sairemos revitalizados física e mentalmente. 

No nosso dia-a-dia, poderemos, também, estabelecer nosso próprio ritual. Ao despertarmos, pela manhã, meditemos um pouco, nas nossas metas para o dia que está iniciando, mentalmente nos preparando para executa-las. Antes de levantarmos, façamos várias inspirações profundas e lentas, nos enchendo de energia vital. Não levante-se duma vez. Alongue-se, distendendo-se, sentido seu corpo físico. Ao chegar ao banheiro, olhe-se no espelho e deseje a você mesmo um bom dia e sorria. Um sorriso harmonioso e feliz cultiva o bom humor. Faça suas evacuações necessárias, eliminando as impurezas. Tome um banho não muito longo e massageie seu corpo físico, estimulando a circulação sanguínea, linfática e energética.

Faça um desjejum, principalmente com frutas e alimentos naturais. Cumprimente afavelmente quem encontrar no seu caminho, mantendo um semblante agradável, sem carranca. Uma fisionomia aberta e receptiva não deixa o estresse penetrar.

Dirija com cuidado. Respeito às regras e os direitos dos cidadãos. Procure desenvolver trabalho ativo e honesto. Não prejudique ninguém. No almoço, ingira o mais natural possível e coma com frugalidade. Se possível, relaxe um pouco após a refeição. Mantenha a postura no segundo expediente, jante com mais frugalidade ainda. Segundo os orientais devemos quebrar o jejum como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo.

Para o repouso noturno, evite filmes e leituras de baixa qualidade e de violências. Prepare seu ritual de dormir. Poucas roupas, mantenha o corpo livre de pressões. Luz reduzida, música suave. Afaste a mente de preocupações e problemas. Corte a ligação com o mundo exterior, deixando lá fora as tensões e a irritabilidade. Pense nos bons momentos já vividos e medite sobre um tema que lhe agrade.

Com essas observações, terá um sono profundo, reparador e um despertar harmonioso e feliz.

Ir.´. João Batista de Lima Ferreira
In Mosaico – Ano X, nº 46, abril de 1997
Academia Maçônica de Letras do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário