O OLHO LUMINOSO
Ir∴ Nicola Aslan
O Olho Luminoso é o Olho da Consciência e o símbolo do sol. É o Olho da Divindade, à qual nada permanece oculto. É o Olho Onividente. Figura também o princípio Divino, o Poder do Criador. Onipotente, animador de todas as coisas.
O Sol e o Olho são idênticos por analogia. Posto que o Olho vê o sol que ilumina e o Olho pode refletir o raio do sol que recebe, e em conseqüência torna-se sol. Porém, para representá-lo, deve ser figurado o olho direito. De fato, no culto de Mitra, o olho direito era símbolo do sol.
Na Iniciação, o Candidato que chega ao término das provas e vê a luz, pode então olhar a Deus face a face, e portanto, identificar-se com Ele.
Nas antigas iniciações, sendo o sol comparado ao olho, o próprio Rei também o era.
Considerando-se, todavia, que o Rei identificava-se com Deus, pode-se concluir, por analogia, que o Delta Luminoso é a imagem de Deus. Em conclusão, o Delta Luminoso é, ao mesmo tempo, símbolo e figuração de Deus.
Do ponto de vista iniciático, o Sol é o símbolo do intelecto que concede o pensamento. E de tato, é pelo pensamento que se chega ao conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário