Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 7 de agosto de 2022

RITOS MAÇÔNICOS

Paulo Roberto Marinho

ARTE REAL inaugura uma nova coluna – Ritos Maçônicos. Através de artigos pretendemos, dentro de contexto investigativo e de depoimentos de autores maçônicos fidedignos, elucidar questões sobre a origem, o desenvolvimento e as transformações porque passaram e passam os ritos maçônicos.

Até aonde pudemos observar, em muitas Lojas ainda há muito desconhecimento dos significados de nossos símbolos e alegorias que ornamentam nossos Templos. Registra-se uma queda acentuada na qualidade das instruções ministradas aos nossos Irmãos por despreparos daqueles que, por dever de ofício, têm a responsabilidade direta de aplicação da didática maçônica. Mestres desinteressados pela cultura maçônica, do estudo e da pesquisa.

Começaremos com o R∴ E∴ A∴ A∴ , – o mais adotado no Brasil e o menos adotado no mundo. Porém, o que mais sofre com alterações e enxertos. Em cada Loja se pratica um adaptado pelos Usos e Costumes locais, personalizando-o ao modo de cada Oficina.

Não há uma pesquisa oficial ou algum censo confiável para afirmar-se que determinado rito seja o mais praticado universalmente, mesmo porque, as obediências maçônicas simbólicas não se congregam em instituição única. O que se sabe é por dados coletados em páginas da Internet dos sites de Obediências e de Lojas espalhadas pelo mundo. Nos Estados Unidos da América o rito mais adotado é o York que é diferente do Rito praticado pela Grande Loja Unida da Inglaterra, que não tem nome – nós o chamamos de Rito de Emulação. Não podemos dizer que o Rito de Emulação e o Rito de York são a mesma coisa, equivaleria dizer-se que o Rito Escocês e o Escocês Retificado os seriam também.

Pela expressão ADOTADO tudo leva a crer que o Rito de York seja predominante no planeta, mas não o “Emulação”. Pela expressão PRATICADO ficam dúvidas. Em muitas Obediências, para não dizer a maioria, nos EE.UU. e na Europa, sessão Ritualística é coisa rara. Praticamente restringem-se as iniciáticas e especiais. No R∴ E∴ A∴ A∴ , todas as reuniões são Ritualísticas. Raríssimas são aquelas sessões administrativas fora dos Templos. Os Regulamentos das Obediências dos países onde predomina o R∴ E∴ A∴ A∴ , em sua maioria, estabelecem sessões ritualísticas com suspensão dos trabalhos para realização de outras solenidades e depois retorno aos trabalhos ritualisticamente. Isso dá base para nossa convicção de que as Lojas que ADOTAM o R∴ E∴ A∴ A∴ se reúnem ritualisticamente quatro vezes por mês . Ou seja, PRATICAM o Rito quatro vezes por mês. Deste modo tudo leva a crer que o R∴ E∴ A∴ A∴ , mesmo que pesquisas não confiáveis, digam ser ADOTADO por apenas cerca de 20% das lojas do Mundo, ele de fato seja o Rito mais PRATICADO.

Baseado em estudos de autores renomados como Rizzardo da Camino, Nicola Aslan, Castellani, citando somente os brasileiros, estaremos disponibilizando a cada edição particularidades sobre cada Rito.

RITO vem da palavra latina ritus, que era utilizada para designar a idéia de formalismo ou de algo convencional. As práticas antigas eram promovidas nesses atos formais ou convencionais, para que ficassem gravadas na imaginação. Os governantes procuravam imprimir gestos, cores, sinais, símbolos, palavras e sons, para criar condicionamentos uniformes na realização das práticas coletivas, que formam o RITO. O RITO incute nas pessoas o hábito cerimonial. O termo RITO se aplica no sentido de regra, ordem, método, orientação, diretriz, uso e outras conotações que impregnam a conduta humana de compromisso com um sentimento preconizado. Há ritos religiosos, jurídicos, militares, familiares, morais, etc. Na vida social, os ritos se interpõem por meios de costumes. A noção de Rito está quase sempre associada a uma fórmula tradicional e a um tipo de reverência ou culto.

As instituições são mantidas através de procedimentos ritualísticos. Ritual é a explicação cultural do RITO. No RITUAL estão contidos os modos como o RITO deve ser executado ou vivenciado. O Ritual se exprime na maneira de fórmulas ou de processos que dão ritmo a harmonia, consistência, permanência, unidade, individualidade e entre outras condições, o envolvimento grupal de sensibilidades. A Maçonaria comunica-se em diferentes Ritos concebidos para atender a determinadas circunstâncias históricas e geográficas mundiais. 

Denomina-se de rito maçônico um conjunto sistemático de cerimônias e ensinamentos maçônicos. Esses variam de acordo com o período histórico, conotação, objetivo e temática dada pelo seu criador; muitos ritos existiram por breves períodos de tempo e foram extintos, muitos mantém suas tradições inalteradas até hoje, estima-se que ao longo da historia tenha existido mais de 140 ritos diferentes, os ritos hoje mais difundidos no mundo são: O Rito de York, O Rito Escocês Antigo e Aceito, O Rito Francês ou Moderno, O Rito Schröeder, (pronuncia-se Chreider), e o Rito de Memphis-Misraim. No Brasil se praticam todos esses, além do Rito Brasileiro e o do Rito Adonhiramita.

(Em breve publicaremos o texto de Kurt Prober - “A Origem do Rito Escocês”)

Fonte: Revista Arte Real nº 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário