Você sabia que Antônio Carlos Gomes (1836-1896), o mais importante compositor de ópera do Brasil, também foi um dedicado maçom que alcançou o sucesso internacional?
Nascido em Campinas, ele demonstrou seu talento musical ainda na infância, seguindo para o Rio de Janeiro para estudar no Conservatório Imperial de Música. Seu sonho, porém, era a Europa, o berço da ópera. Com o apoio de Dom Pedro II, ele partiu para Milão, na Itália, onde conquistou os palcos mais exigentes do mundo.
Sua obra-prima, a ópera "O Guarani", baseada no romance de José de Alencar, foi um sucesso estrondoso e estreou no famoso Teatro alla Scala. Sua fama foi tão grande que o próprio Giuseppe Verdi, o gigante da ópera italiana, o saudou como um sucessor. Carlos Gomes continuou a compor grandes obras, como Fosca e Salvator Rosa, consolidando sua carreira na Europa.
No dia 24 de julho de 1859, ele foi iniciado à Maçonaria na Loja Amizade, em São Paulo. Com essa conexão, ele personificou ideais de liberdade, arte e patriotismo, usando sua música para reforçar a identidade brasileira e os valores maçônicos.
Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário