QUESTIONAMENTOS DE UM VENERÁVEL MESTRE
Ir∴ Valdemar Sansão
Sem o estudo e a prática dos princípios doutrinários, dos postulados maçônicos, não há caminho seguro que garantam o sucesso de seu Veneralato.
O Amor é a lei máxima da vida. Diante dele empalidecem todas as demais virtudes, pois que se possuem estas e não o Amor serão todas elas, ainda que belas, como inúteis são as flores sem perfume das matas silvestres. Assim, todos os nossos pensamentos, sentimentos e ações terão que se inspirar na fonte inesgotável do Amor, que é o próprio Deus manifestado.
Logo após vem a Verdade, pois, como já disse alguém, "fora da Verdade não há salvação" e "só ela nos libertará". A Verdade deve ser a luz de nossa alma, a estrela cintilante a iluminar nossos passos internos e externos pela imensa estrada da vida, em busca da perfeição. Ela é indefinível, pois que deve ser sentida no coração de cada indivíduo, e por isso o Mestre dos Mestres não a definiu quando Pilatos lhe perguntou: "Que é a verdade?" A resposta d'ELE foi o silêncio, porque é no silêncio da meditação que deve ser procurada, e não na balbúrdia das definições e discussões, que só servem para limitá-la e deturpá-la. E no entanto o mesmo Cristo pôde antes dizer: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida...", e disse-o muito sabiamente, pois cada um deve ser de si mesmo o Caminho, a Verdade e a Vida, que se encontram dentro dele próprio e não fora. Se não os sentiu ainda dentro de si; outro não foi o significado do silêncio do Grande Mestre, que foi uma perfeita encarnação do Caminho, da Verdade e da Vida.
Afinal vem a Justiça, que significa equilíbrio, retidão, correção e dever, a manter-se consigo e com os demais.
Como vê, caríssimo Irmão Venerável Mestre recém-eleito, dentro de nossa Ordem se encontra, pois, a feliz solução de nossos problemas individuais e coletivos, e no dia em o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade constituir a base fundamental de conduta louvada no Amor, Verdade e Justiça, atingiremos o Justo e Perfeito, tanto em nós como nos demais. Seja este o nosso objetivo agora e sempre.
Questionando o Venerável recém-eleito:
Perante o Grande Arquiteto do Universo, são iguais todos os homens?
- Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez suas leis para todos. "O sol brilha para todos'. Todos os homens estão submetidos às mesmas leis da Natureza. Deus a nenhum homem concedeu superioridade natural, nem pelo nascimento, nem pela morte: todos, aos Seus olhos, são iguais.
A 4ª Instrução do Grau de Aprendiz nos ensina: "...Honrar e venerar o G∴A∴D∴U∴, a quem agradece sempre, as boas ações que pratica para com o próximo e os bens, que lhe couberem em partilha; tratar todos os homens, sem distinção de classe e de raça como seus iguais e irmãos".
Qual a razão dos Aprendizes e Companheiros não terem acesso ao Oriente?
- Devemos observar que de maneira alguma os AApr∴ e CComp∴ podem ter acesso ao Or∴, pois o direito de acesso e assento no Or∴ é privativo aos Mestres Oficiais, Mestres Instalados e Autoridades Maçônicas. A explicação simbólica (e mística) para esta prática encontra-se no Mito Solar, surgido na Mesopotâmia e presente na vida religiosa de todos os povos da Antigüidade (e até da atualidade, sob forma Simbólica), adquire a Maçonaria, fundamental importância na mística utilizada para armar sua Doutrina Moral, Espiritual e Filosófica, já que a caminhada do Iniciado representa uma marcha em direção à Luz, meta transcendental dos povos antigos.
O Venerável pode cassar a palavra dos Vigilantes e do Orador?
- O Venerável pode cassar a palavra dos Vigilantes, caso a justificativa para isso seja válida (comportamento inadequado, rebeldia, insubmissão, rebelião contra ordens etc.). No caso do Orador o processo já é mais delicado, pois quando este Oficial fala como representante do Ministério Público (ou Promotoria da Oficina) e Guardião da Lei, analisando proposições ou atos administrativos, não poderá ter a palavra cassada, mesmo que o alvo seja o Venerável Mestre, criticado por algum ato ilegítimo; mas, ao falar como um Obreiro do Quadro e não no desempenho de suas funções regulamentares, ele poderá ter a palavra cassada, desde que haja justificativa, como no caso dos Vigilantes. Vale, também, esclarecer que o Orador, no exercício de suas funções, pode interromper o Venerável, impedindo-o de usar a palavra, no caso dele persistir algum ato ilegal, contra o parecer da Oratória. Nesse caso, o Orador deverá, posteriormente, levar o caso aos poderes competentes, assumindo plena responsabilidade pela sua atitude como defensor da lei.
Um Irmão visitante pode se intrometer nos assuntos da Loja visitada?
- Os assuntos internos de uma Loja só interessam aos obreiros de seu Quadro. Assim sendo, é evidente que um visitante não pode se intrometer neles, sob pena de ter o templo coberto pelo Venerável. Tradicionalmente, o único assunto do qual um visitante pode participar é da discussão sobre o ingresso de um candidato à Iniciação, caso ele vá apresentar uma objeção fundamentada; poderá também participar do escrutínio sobre o candidato, pois se considera que a aquisição de um novo membro para a Instituição interessa a toda ela e não apenas à Loja interessada. Embora a prática seja tradicional, existem Obediências que não o permitem. O único visitante que pode participar dos assuntos internos da Oficina é o Grão-mestre, que é o presidente nato de todas as lojas de sua jurisdição. Esse direito, entretanto, deve ser exercido com a mais absoluta isenção, para não configurar um abuso de poder.
Como o Maçom deve se sentar em Loja, ou seja, como é a postura geral?
- A única coisa que se exige é que o Maçom não assuma uma postura relaxada, tanto sentada quanto em pé. Existem obreiros, por exemplo, que, quando sentados, quase se deitam na cadeira, esticando as pernas para frente; outros, quando em pé, chegam a falar com a mão no bolso, o que é uma displicência.
Os Mestres Instalados podem ser suspensos da Loja, sem terem o direito de defender-se?
- Mestre Instalado não é Grau e nem representa qualquer posição hierárquica; designa, simplesmente, o Maçom que foi empossado no cargo de Venerável de uma Loja. Por isso, a resposta tem que ser mais abrangente: NENHUM MAÇOM PODE SER SUSPENSO SEM DIREITO DE DEFESA. Essa é uma regra básica em qualquer sociedade que se diz democrática, e a Maçonaria moderna, até pelos motivos que lhe deram origem, é fundamentalmente liberal, libertária e essencialmente democrática.
Pode-se instalar um relógio na parte interna do Templo?
- A decoração de um Templo Maçônico está perfeitamente descrita no Ritual do Aprendiz. Convém lembrar que todos os Símbolos e Alegorias ali descritos são utilizados para que a Maçonaria transmita aos Obreiros, seus ensinamentos, princípios e filosofia. Não encontramos em lugar algum do Ritual a citação de um relógio, devendo então o Venerável que quiser controlar o tempo decorrido nas diversas fases de uma Sessão, colocar seu relógio a sua frente sobre o Altar.
Não devemos permitir que se coloque ou utilize qualquer objeto ou pintura na decoração de um Templo Maçônico, que não conste em nossos Rituais, pois eles poderão sugerir ensinamentos e interpretações que certamente haverão de interferir em nosso aprendizado, de forma não prevista para o nosso desenvolvimento maçônico.
O Templo Maçônico tem a forma de um retângulo, e seu comprimento vai desde e porta do Templo até a parede atrás do dossel do Venerável, portanto tudo e todos os que se encontrarem nesse espaço estão dentro do Templo.
Aprendamos sempre, mesmo diante das situações mais difíceis, das discordâncias, das angústias e amarguras. Diante delas façamos o questionamento necessário, buscando serenidade para transformarmos sombra em luz, dor em redenção e assim nos tornarmos merecedores da felicidade à qual estamos destinados.
Ao Sublime Grande Criador do Universo agradeçamos a assistência que nunca há de faltar durante o seu Veneralato, e rogamos que ELE continue a assistir a todos nós, para que possamos realizar mais amplamente no futuro.
Fonte: JBNews - Informativo nº 0163 - 06/02/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário