Octavio da Cunha Botelho
Considerações
iniciais
O símbolo da Maçonaria
O Dia de São João Batista, apesar de ser mais conhecida pela
comemoração dos cristãos, esta data (24 de Junho) é também importante para a
história da Maçonaria, pois nela comemora-se o aniversário da reunião entre representantes
de quatro lojas maçônicas de Londres, na taberna Goose and Gridiron, para a
fundação da Grande Loja de Londres em 24 de Junho de 1717 (Mazet, 1992: 257;
Cerinotti, 2004: 14 e Jacob, 2007: 11), depois reformulada como Grande Loja
Unificada da Inglaterra em 1813, com a adesão da Loja de York, inicialmente
descontente. A escolha desta data para a reunião não foi por acaso, mas em
razão da afinidade com este santo cristão, admirado por outras sociedades
esotéricas, sobretudo pelos Templários, as quais os maçons da época supunham
serem fontes da Maçonaria (Cerinotti, 2004: 109). Mesmo não tendo jurisdição
universal, pois a Maçonaria está fragmentada em incontáveis divisões (no
Brasil, segue-se mais o Grande Oriente, de origem francesa), a multiplicidade
aumenta ainda mais quando se leva em contas as lojas irregulares, este foi um
marco importante na história da Maçonaria Moderna.
Agora, quem conhece os fascinantes símbolos e os pomposos
rituais, bem como a suntuosidade dos templos (lojas) e a celebridade dos
adeptos da atual Maçonaria, terá dificuldade em acreditar que esta faustosa
sociedade secreta teve sua origem numa corporação (craft) de pedreiros
analfabetos, a qual pode ser a razão da conservação de seus ensinamentos,
durante a fase da Maçonaria Operativa, exclusivamente através de símbolos e de
ritos, ao invés também de textos escritos.
As pesquisas sobre a origem da Maçonaria estão envolvidas
numa teia intricada de teorias controvertidas, desde as mais delirantes até as
mais sóbrias (Cerinotti, 2004: 8-11). O assunto ainda carece de mais pesquisa
acadêmica, quando comparado com a grande quantidade de estudos sobre outras tradições,
pois o número de estudos acadêmicos é escasso, de modo que a quantidade de
publicações pelas mais importantes universidades do mundo é muito pequena.
Tentando contornar estes obstáculos, o estudo abaixo pretende apontar, em meio
a um oceano de relatos fabulosos (para conhecer um exemplo, ver: Anderson,
1734: 07-45), a origem iletrada da corporação dos Pedreiros Livres
(Free-masons), durante o período denominado pelos pesquisadores de Maçonaria
Operativa, a partir dos poucos estudos crítico-históricos, independentes das
interpretações da tradição e da propaganda maçônicas.
Etimologia da denominação Franco Maçonaria
Do inglês
Freemasonry e do francês Franc Maçonnerie, não existe consenso entres os
pesquisadores quanto à origem do termo. Alguns apontam que significa que estes
pedreiros (do francês: maçon) e construtores medievais, em virtude do ofício,
tinham salvo-conduto das autoridades para transitarem livremente de uma região
para outras, conforme as obras exigiam seu trabalho, portanto a denominação de
pedreiros livres (free-masons). Outros acreditam que receberam esta denominação
em razão do caráter mais especializado das suas habilidades de ofício, portanto
eram profissionais livres, para diferenciá-los dos escravos que, no passado, eram
a mão de obra majoritária nas edificações. Ainda, outra etimologia é apontada
na palavra inglesa free stone (pedra de cantaria), aquela pedra particularmente
adequada ao trabalho do entalhador (Cerinotti, 2004: 14-6).
Qualquer
que seja a etimologia, Franco Maçonaria é a denominação para a corporação de
pedreiros e construtores que, a partir de certo momento, ainda desconhecido
pelos historiadores, quando seus membros passaram a se reunirem nos alojamentos
(lojas, do inglês: lodge e do francês: loge) nos canteiros das obras, além da
prática habitual das refeições e do descanso, para trocarem informações sobre
os simbolismos e os segredos por trás das artes e da arquitetura nas catedrais
e nos mosteiros que edificavam, que os levaram, em seguida, com o acúmulo de
informações secretas, a praticarem rituais iniciáticos nestes alojamentos
(lojas), para a admissão de novatos e a transmissão secreta dos ensinamentos.
Em outras palavras, uma corporação que combinava o ofício da construção com a
construção do caráter de seus membros sob o véu do segredo. Parece que, segundo
os manuscritos mais antigos, o segredo foi utilizado inicialmente apenas para a
salvaguarda das técnicas do ofício da construção, depois se estendeu para o
objetivo de velar os símbolos, as senhas e os rituais maçônicos (Mazet, 1992:
251), daí se desenvolveu o espírito corporativista, que até hoje marca tanto o
caráter da Maçonaria.
Maçonaria e religião
Os maçons
são unânimes em afirmar que a Maçonaria não é uma religião, a definição
clássica é: “um peculiar sistema de moralidade, velado em alegoria e ilustrado
por símbolos” (Mazet, 1992: 248). Apesar da recusa, os maçons insistem que que
todo candidato deve ser um religioso, pois não é possível ingressar na
sociedade sem acreditar em deus (Anderson 1734: 48 e Cerinotti, 2004: 102). Os
juramentos dos adeptos são feitos diante de um livro religioso (Bíblia, etc.),
conforme o regulamento da jurisdição. Enfim, a Maçonaria é uma sociedade que
não se considera religiosa, mas aos seus adeptos se solicita que sejam
religiosos.
Agora, o
que leva os maçons a pensarem que a Maçonaria não é uma religião deve-se ao
conceito circunscritamente cristão de religião, entretanto, quando se expande o
conceito de religião para além dos limites do teísmo, a Maçonaria demonstra
traços muito comuns com outras tradições não teístas. Por exemplo, o Hinduísmo
também tem um sistema de moral (dharma shastra), grande parte das suas
concepções estão veladas por símbolos, concede iniciações e, ademais, pratica
uma quantidade de ritos muito maior que a Maçonaria. Os maçons não são teístas,
mas sim deístas, a realidade suprema é o Grande Arquiteto do Universo (GADU),
de maneira que, na Maçonaria, não existe cultos de louvor, adoração ao senhor,
orações, súplicas pela graça divina, romaria, bem como sacramentos de batismo,
de casamento, etc. Em suma, o conceito de religião é controvertido, porém,
conforme a abrangência, a Maçonaria apresenta elementos tão comuns com as
religiões em geral, que se torna difícil excluí-la do rol das religiões,
sobretudo quando se tem em mente que religião não é só teísmo, fé e devoção.
Para resumir, a Maçonaria não se considera uma religião, mas, paradoxalmente,
tudo nela tem origem e natureza religiosas.
Maçonaria Operativa e Maçonaria Especulativa (Moderna)
A história
da Maçonaria possui um crucial turning point, a transição de Maçonaria
Operativa (composta exclusivamente de pedreiros e construtores) para a de
Maçonaria Especulativa (composta de adeptos que não são mais pedreiros e
construtores, portanto denominados de “maçons aceitos”). Esta transição
aconteceu nos séculos XV, XVI e XVII e.c., quando houve uma redução drástica no
número de construções de catedrais, de fortalezas e de mosteiros, bem como a expansão
da Reforma Protestante, as quais resultaram em prejudicais consequências na
corporação dos maçons. Consequentemente, perderam o elo com os padres da
Igreja, que patrocinavam as construções, para então, buscarem trabalho em
outras fontes, a fim de que a corporação sobrevivesse (Mazet, 1992: 253 e Jacob
2007: 12). Foi nestas circunstâncias que a Maçonaria, de uma corporação
exclusivamente constituída por pedreiros e mestres de obra, abriu as portas
para a entrada de membros de fora da profissão.
Estes novos adeptos, os quais eram
intelectuais, pessoas da nobreza, profissionais de outras áreas, portanto
candidatos bem mais instruídos, ficaram fascinados com a descoberta de que os
maçons guardavam muitos segredos antigos. Entretanto, ao mesmo tempo, por serem
cultos, perceberam que os antigos maçons não guardaram, ou já tinham perdido, o
significado por trás daqueles símbolos e ritos, daí que estes novos
interessados sentiram a necessidade de especular e pesquisar sobre a origem dos
mesmos. Foi então, a partir daí, que se iniciou o que é conhecido como
Maçonaria Especulativa, quando elementos de outras tradições tais como a
Cabala, a Rosa Cruz, a Alquimia, as Lendas de Cavaleiros Medievais e o
Hermetismo foram infiltrados na Maçonaria, por obra destes novos membros
aceitos. Especulação que resultou numa prolífera criação de novos graus, além
dos antigos dois graus do período operativo (o grau de Aprendiz e o de
Companheiro, já o grau de Mestre Maçom só se tem registro a partir do ano de
1770 – conhecidos como os três graus simbólicos), numa sucessão na qual os
graus superiores tentam explicar, também através de símbolos e ritos, os graus
anteriores, de modo que o candidato permanece na contínua expectativa de
conseguir a explicação do simbolismo do seu grau no grau seguinte. Assim, com o
tempo, a Maçonaria se transformou numa sociedade na qual o significado
encoberto pelos seus símbolos e ritos é sempre explicado por outro símbolo e
rito, de maneira que nunca se alcança uma explicação discursiva e exegética.
Como interpretam alguns críticos, “um poço sem fundo onde nunca se encontra a
água para saciar a sede”.
Este
processo de busca do significado da simbologia e de criação de novos graus
continua até hoje, cujo resultado foi o surgimento de incontáveis lojas e
ordens irregulares (aquelas não reconhecidas por uma Grande Loja ou por um
Grande Oriente). Mas este critério de reconhecimento é vago, pois se os
próprios fundadores da Maçonaria Moderna (Especulativa) tiveram de especular
sobre o significado e a origem da Maçonaria que herdaram dos maçons operativos,
nos séculos XVI e XVII, os quais eles julgaram como perdidos, não significa que
a busca está concluída, pois eles mesmo herdaram uma tradição desprovida de
exegese.
O fascínio pelo segredo
As
religiões têm início e crescem em razão da admiração e da fascinação de um
grupo de seguidores pela mensagem, pelo carisma, pela santidade ou pelos
milagres de um líder religioso, bem como por mitos e mistérios de relatos
antigos, depois estes primeiros discípulos sobrevalorizam a mensagem, ao ponto
de então criar um significado que é organizado em doutrinas e práticas, as
quais só fazem sentido dentro da sua própria lógica, transformando este
conjunto de doutrinas e práticas num sistema, para enfim organizar-se em
instituição social. Com o surgimento da Maçonaria Moderna (Especulativa) não
foi tão diferente, os novos candidatos ficaram fascinados, no período da
transição, com a tradição dos maçons operativos, que eles atribuíam guardarem
segredos antigos, e deste fascínio pelo segredo, a Maçonaria prosperou e
diversificou-se, atualmente com milhares de adeptos pelo mundo (Cerinotti,
2004: 96-101).
A modalidade de analfabetismo da Maçonaria Operativa
Os
historiadores são unânimes em afirmarem que, durante a Antiguidade e a Idade
Média, de 80% a 90% da população destas épocas era analfabeta. O alfabetismo
era um privilégio de poucos, pois não existia o imenso sistema de educação em
grande escala, aberto para todos, como atualmente. Porém, dentro desta grande
população analfabeta, existiam os que eram apenas analfabetos funcionais
(aqueles que só conseguiam ler ou escrever os assuntos dentro de sua ocupação
funcional), bem como os que só eram treinados na sua profissão, através de um
processo de treinamento, geralmente passado de pai para filho, o qual os
historiadores da educação denominam, para diferenciar da educação
priopriamente, de “aprendizagem do trabalho” ou de “tecnização do conhecimento”
(Manacorda, 2006: 70-2, 106-10; 138-9 e 161-7). Este processo consistia
inicialmente da aprendizagem das técnicas da profissão (artesãos, lavradores,
carpinteiros, etc.) transmitida pelos pais aos filhos, sem a necessidade da
alfabetização, até a formação das primeiras corporações de aprendizagem na
Europa (Manacorda, 2006: 161-7).
A
corporação (craft) dos maçons operativos pode ter sido uma das primeiras
corporações de aprendizagem a surgir, cuja transmissão não era aquela de pai
para filho, mas de uma maçom para outro. Com isso os maçons operativos
superavam em suas habilidades profissionais os outros trabalhadores do mesmo
ofício, os escravos, daí a suposta origem da denominação “pedreiros livres”
(free masons). Que os maçons operativos eram hábeis nas técnicas da construção,
pois conheciam até Aritmética e Geometria que eram aplicadas nas construções,
está bem confirmado, no entanto, fortes indícios levam a supor que eram
despreparados, quanto à capacidade de ler ou de escrever textos. As principais
pistas para tal suspeita estão na inexistência de escritos, de autoria de
maçons, durante o período medieval, bem como a conclusão de Edmond Mazet de
que: “… não é difícil adivinhar qual deve ter sido o conteúdo da Maçonaria
Operativa na Idade Média. Ele só pode ter sido inteiramente cristão e
certamente refletiu os ensinamentos dos padres; que é, foi fundado na Bíblia e
na exegese bíblica, que os maçons não conheciam de ler o livro ou os
comentários sobre ele, mas de ouvir os sermões dos padres sobre eles e de
esculpir cenas históricas e simbólicas extraídas deles” (Mazet, 1992: 252).
Os escassos conhecimentos que temos da Maçonaria operativa
da Idade Média são extraídos dos Old Charges (Antigos Deveres), sobretudo os
dois textos mais antigos: o manuscrito Regius (1390 e.c.) e o manuscrito Crook
(1450 e.c.), sendo que, curiosamente, ambos foram escritos por padres (Haywood,
1923b e Mazet, 1992: 251). Segundo E. Mazet, “eles contem (especialmente o
Regius) um conjunto de instruções religiosas e morais que expressam o interesse
dos padres em moralizar e catequizar os maçons” (Mazet, 1992: 251). Os Old
Charges seguintes, que só aparecem a partir de 1583 e.c. (Mazet, 1992: 253),
podem ter sido escritos por maçons. Portanto, mais uma evidência de que, quanto
mais antiga a referência aos maçons operativos, maior a confirmação do seu
analfabetismo. Enfim, sendo analfabetos, eles só podiam registrar através de
símbolos e de ritos, o que aprendiam com os padres cristãos e com as esculturas
que esculpiam nas catedrais, nas fortalezas e nos mosteiros.
Obras consultadas
ANDERSON, James. The Constitutions of the Free-Masons.
Printed London: 1723, reprinted Philadelphia: 1734; Online Eletronic Edition,
Loncoln: University of Nebraska.
CERINOTTI, Angela. Maçonaria, São Paulo: Editora Globo,
2004.
GOULD, Robert Freke. The Concise History of Freemasonry.
London: Gale & Polden Limited, 1951.
HAYWOOD, H. L. Symbolical Masonry: An Interpretation of the
Three Degrees. New York: George H. Doran Company, 1923a.
________________ The Old Charges of Freemasonry em The
Builder. September, 1923b.
JACOB, Margaret C. Living the Enlightenment: Freemasonry and
Politics in Eighteenth-Century Europe. New York/Oxford: Oxford University
Press, 1991.
__________________The Origins of Freemasonry: Facts and
Fictions. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2007.
MANACORDA, Mario A. História da Educação: da Antiguidade aos
nossos dias. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
MAZET, Edmond. Freemasonry and Esotericism em Modern
Esoteric Spirituality. Antoine Faivre and Jacob Needleman (eds.). New York:
Crossroad, 1992, p. 248-76.
PIKE, Albert. Moral and Dogma of the Ancient and Accept
Scottish Rite of Freemasonry. Charleston: Supreme Council of the Thirty-Third
Degree, 1871.
WILMSHURS, W. L. The Meaning of Masonry. London: P. Lund,
Humphries & Co, 1922
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