Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

VITRIOL

V.I.T.R.I.O.L.

Além dos símbolos e frases alegóricas que a Câmara das Reflexões resguarda, é ali colocada uma faixa, em posição sobranceira, contendo as iniciais acima.

De relance, esse grupo de letras dá a impressão errada da designação de uma certa substância venenosa que se lançava sobre alguém para desfigurá-lo, e que os antigos químicos catalogavam como sais hoje conhecidos como sulfatos denominados vitríolos. Na farmacopéia francesa dá justamente “vitriol”, que designa o ácido sulfúrico.

Mas não é nada disso que significam, na realidade, aquelas iniciais. As sete letras é um cômputo das palavras que formam a seguinte frase latina: ‘Visita interiora Terr, retificando que invenies occultum lapid.” Traduzida para o português dá: “visita o interior da Terra, e, retificando, acharás a pedra oculta.” Esta frase constituiu, por tempo impreciso, a divisa dos antigos Rosa-cruzes.

Tão intrigantes letras colocadas no Quarto das Meditações traduzem um convite para uma pesquisa profunda a respeito do “Ego” ou “Eu”, ou melhor ainda, da própria Alma.

Foi propositadamente que se tradicionou que a mencionada faixa ficasse integrada no número dos símbolos e alegorias da citada Câmara, a fim de alertar, no silêncio daquele ambiente, a alma do postulante da iniciação, acerca do aspecto filosófico e da profunda análise da vida.

O iniciado, com o esforço de sua inteligência, tem que buscar o que está escondido debaixo da superfície das aparências enganadoras, para bem cumprir a sua tarefa no Templo.

Visitar o interior da Terra corresponde a pesquisar a Verdade e descobrir os grandes tesouros morais que a mesma Verdade encerra, o verdadeiro interesse da sabedoria.

VIRGILIO PINTO DE A NETO.
M⸫ I⸫ - REAA. - GLMEPB.
Loja Maç⸫ Calixto Nobrega, nº 15.
Sousa - Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário