Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

GRAVATA BORBOLETA NO RITO BRASILEIRO

(republicação)
O Irmão Carlos Roberto Castro Alves, Companheiro Maçom da Loja 5 de Novembro, Rito Brasileiro, Oriente de Eunápolis, Estado da Bahia, sem declinar o nome da Obediência, apresenta a questão seguinte: 
carlosrcalves@outlook.com 

Tenho uma dúvida no nosso Rito Brasileiro, permite-se a utilização de gravata borboleta bordô também. Isso pode ser feito por qualquer Grau ou apenas o Grau de Mestre pode utiliza-la? 

Minha dúvida acontece porque foi em uma Iniciação de outro Rito e o Mestre de Cerimônias me questionou porque eu estava utilizando. Fiquei na dúvida. Já tinha utilizado em minha Loja mãe e nada me foi dito sobre isso. 

CONSIDERAÇÕES:

Penso que esses formatos de gravata devem estar de acordo com o que prevê a Obediência. De verdadeiro mesmo que eu sei é que a cor da mesma é bordô e normalmente lisa. 

Se é borboleta ou não, sinceramente não vejo no que pode o fato influenciar nos trabalhos do Rito. 

Também nunca vi formatos diferentes de gravatas conforme o grau. Normalmente ela é igual para todos. 

Ratifico que o Irmão consulte a orientação ritualística do Rito Brasileiro da sua Obediência para melhores esclarecimentos. Quem sabe um dia deixaremos de dar mais valor à carne do que ao molho. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.036- Florianópolis (SC) – quinta-feira, 04 de julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário