Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

IRMÃO PORTA-ESPADA E MESTRES QUE OCUPAM O ORIENTE

Em 23.08.2023 o Respeitável Irmão Marcos de Almeida, Loja Liberdade e União, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, apresenta a dúvida seguinte:

O IRMÃO PORTA-ESPADA

O Porta-Espada, Mestre que não seja instalado pode mesmo em estojo pegar a Espada Flamejante e entregar ao Venerável para conceder grau aos elevados. O Orador disse que pode, fiquei na dúvida pode orientar-me, nesta situação para evitar o conflito com o Orador.

Um Mestre que não for Porta-Espada, Porta Estandarte, Porta Bandeira pode ou deve sentar no Oriente, sem ocupar cargo. O que me parece é que estes citados tem cadeira destinadas,

Perdão se não fui explicito, mas, surgiu a dúvida.

CONSIDERAÇÕES:

No caso do Porta-Espada o Orador está corretíssimo, pois a Espada Flamejante deve ficar sobre o Altar ocupado pelo Venerável Mestre, dentro de um escrínio, ou em cima de uma almofada, exatamente para que o condutor ao conduzir a mesma, não sendo ele um Mestre Instalado, acabe não tocando na Espada.

À vista disso e como o cargo de Porta-Espada não exige que o titular seja um Mestre Instalado, senão um Mestre Maçom, faz-se então uso do escrínio ou da almofada para a Espada Flamejante.

Em relação à sua outra questão, tomam assento no Oriente apenas aqueles previstos no ritual. Desse modo, Mestres Maçons que não sejam Autoridades Maçônicas, nem Mestres Instalados, Veneráveis Mestres visitantes e que também não ocupem cargos no Oriente, devem ocupar lugar nas Colunas do Norte e do Sul. Em síntese, só ocupam (sentam) no Oriente aqueles indicados no ritual.

É bom esclarecer que por questões iniciáticas, o Oriente é o ápice da jornada do iniciado, ou seja, quando o maçom alcança o grau de Mestre depois de ter passado pela cerimônia de Exaltação.

Entenda-se, entretanto, que embora o Mestre Maçom esteja habilitado para circular pelo Oriente, por uma questão de organização o ritual prevê que nele só sentam durante os trabalhos os que tiverem lugar previsto no ritual. Para tal, basta consultar no ritual a planta do Templo e o rol de distribuição dos assentos em Loja.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário