Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

TELHAMENTO OU TROLHAMENTO

TELHAMENTO OU TROLHAMENTO
(republicação)

Questão que faz o Respeitável Irmão Danilo Bruno Louro de Oliveira, atual Secretário da Loja União e Justiça, 27, sem declinar o nome do Rito, Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, Oriente de Poções, Estado da Bahia.
bel.danilobruno@gmail.com

Caro Irmão, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo importante bloco no JB News, trabalho este que muito contribui para o nosso aperfeiçoamento individual e coletivo. Na oportunidade, gostaria de perguntar ao Irmão qual dos termos é o correto às perguntas que devem ser feitas ao Irmão Visitante desconhecido do quadro: "Telhamento" ou "Trolhamento"?

CONSIDERAÇÕES:

Telha (do latim tegula) – substantivo feminino: designa uma peça, em geral de barro cozido, usada na cobertura de edifícios.

Telhador – substantivo masculino: designa aquele que telha.

Telhadura – substantivo feminino: designa o ato ou efeito de telhar.

Telhamento – neologismo maçônico: designa o mesmo que telhadura.


Trolha (do latim trullia, variação do latim trulla) – substantivo feminino: designa uma espécie de pá na qual o pedreiro tem a argamassa da cal que vai se servindo. Designa no Brasil, também a desempoladeira; a desempenadeira.

Trolhamento – neologismo maçônico: designa o ato ou efeito de trolhar (neologismo).

Telha – Na Maçonaria moderna como uma “construtora social”, os instrumentos de trabalho e materiais são simbolicamente os dos construtores de edifícios. Assim a cobertura do Templo também está em não permitir a presença de intrusos e bisbilhoteiros. Simbolicamente é feita a cobertura com telhas através do Telhador, por extensão o Cobridor, ou aquele que cobre.

É a origem do termo “goteira” que em Maçonaria significa o lugar descoberto, ou o bisbilhoteiro que espiona os trabalhos – para que isso não venha acontecer o Cobridor “cobre o Templo”.

Telhador – Como oficio daquele que cobre de telhas. Em Maçonaria recebe também o título de Cobridor, ou o Guarda do Templo, a quem compete o ato de “telhar”, ou fazer o “telhamento” naqueles que se apresentam à porta do Templo para verificar a sua qualidade maçônica de iniciado, bem como o seu Grau conforme o trabalho da Loja.

Telhar – verbo transitivo direto significa o ofício de cobrir com telhas. Em Maçonaria compete ao Cobridor, ou Telhador, o ofício de telhar, ou examinar nos toques, sinais e palavras, os visitantes que se apresentam à porta do Templo no intuito de verificar se os mesmos são realmente Maçons e posteriormente se certificar da qualidade maçônica conforme o Grau para ingressar nos trabalhos que estão sendo realizados. Infelizmente o termo tem ainda sido confundido com o ato de “trolhar”, que verdadeiramente significa o ato de “passar a trolha”. Assim, trolhar nesse caso é termo altamente incorreto para se designar o referido exame, já que telhar está ligado ao ato de cobertura e cobertura é feito com telhas, não com trolhas. Do mesmo modo o Cobridor, ou Telhador não possui o título de “trolhador” em qualquer Rito ou Trabalho maçônico.

Trolha – a Moderna Maçonaria como construtora social, viria absorver inúmeros instrumentos da arte de construir. Sob esse prisma a trolha não deixaria de nela ter um importante significado simbólico.

Alguns autores, provavelmente pela etimologia da palavra, defendem a tese de que a trolha seria a colher de pedreiro. Contudo seja ela a colher de pedreiro, seja ela a desempoladeira, ou desempenadeira, conforme a definição apontada por bons dicionaristas do idioma vernáculo, a verdade é que ela, dentro das suas funções, serve para alisar a argamassa aparando e preenchendo as rugosidades.

Nesse sentido a trolha e o ato de trolhar significa o meio que é usado para apaziguar os Obreiros que porventura estejam em litígio - aparar arestas. Esse apaziguamento, ou esse entendimento é rotulado pelo neologismo maçônico como “trolhamento”, já que trolhar, outro neologismo, designa o ato de passar a trolha.

Lamentavelmente o termo “trolhamento” ainda tem sido equivocadamente usado em lugar de “telhamento” como se ambos tivessem o mesmo sentido.

Finalizando: “telhamento” é um dos ofícios do Cobridor quando verifica a qualidade maçônica de um visitante. Já “trolhamento” significa o ato de apaziguar eventuais rusgas ou desentendimentos entre os Irmãos.

O Cobridor Externo no Craft (inglês e norte-americano) é o “Tyler”.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.213 Rio Branco (AC), sábado, 28 de dezembro de 2013.

Um comentário:

  1. Peço vênia para discordar: O templo maçônico não tem "telhado", tanto é que em seu interior vemos o céu,com suas estrelas e constelações. Observamos o sol no seu meridiano,( assim diz o ritual de aprendiz). O Termo cobrir é no sentido de Segurança, isto é ; O templo está seguro ? Acredito eu que não tem nenhuma ligação com "goteiras" e outras crendices mais.Existem muito mais argumentos a citar; como por exemplo; "O maçom trabalha com a trolha em uma mão e a espada na outra mão'(Rirual de graus superiores)O maçom não trabalha com a "telha"na mão, para não delongar muito despeço-me S.F.U.

    ResponderExcluir