Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 9 de setembro de 2018

VOLTADOS OU NÃO PARA O ORIENTE?

Em 25/06/2018 o Respeitável Irmão Joaquim Vicente Filho, Loja Duque de Caxias Luzeiro do Oriente, 252, REAA, GOB, Oriente de Recife, Estado do Pernambuco, solicita o seguinte esclarecimento.

VOLTADOS OU NÃO PARA O ORIENTE?

A dúvida no meu questionamento é no Grau 2. Os irmãos na hora da verificação das Colunas todos têm que se voltar para o Oriente inclusive os do Oriente?

O Venerável se vira a julgar que o Oriente não termina ali, mas infinito. Procede?

Venerável Mestre volta-se para o Oriente como? Se ele está muito junto à parede? No Grau 3, só os Irmãos das Colunas se voltam. Há uma explicação para isso?

CONSIDERAÇÕES:

Já expliquei bastante isso. No ritual do Segundo Grau, a partir da edição de 2009, esse foi um erro de impressão e montagem. Atualmente, as novas impressões do ritual já estão chegando corrigidas.

Assim, essa prática ritualística, com as devidas ressalvas, deve ser executada tal qual com acontece no Terceiro Grau – apenas os do Ocidente ficam e pé e voltados para o Oriente. Os do Oriente permanecem sentados, pois ali não existe telhamento.

Quanto à justificativa do Oriente infinito mencionada na questão, ela é meramente capenga e não faz sentido algum. Eu já expliquei bastante sobre quando surgiu essa atitude de “todos” se voltarem para o Oriente. Nos antigos rituais do século XIX esse fato até era comum por não existir divisão entre Oriente e Ocidente no REAA (não havia desnível e nem balaustrada). Essa divisão só veio surgir com o aparecimento das então conhecidas Lojas Capitulares. Extintas essas, ao contrário, a divisão do ambiente permaneceu fazendo com que todo o quadrante oriental ficasse sob a responsabilidade do Venerável Mestre. Dada a essa divisão, iniciaticamente no Oriente só ingressam Mestres Maçons. É nesse sentido a razão pela qual no Oriente não existe telhamento – sempre afirma o Venerável: “Eu respondo pelos do Oriente”.

Outros comentários a respeito podem ser encontrados em Perguntas e Respostas do Blog do Pedro Juk.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário