Em 16.07.2025 o Respeitável Irmão Linderberque Pereira Silva, Loja União Palmeirense, 1454, REAA, GOB-AL, Oriente de Palmeira dos Índios, Estado de Alagoas, apresenta as dúvidas seguintes:
BALANDRAU E BANCO DOS APRENDIZES
Venho por meio deste, pedir-lhe algumas orientações quanto ao uso do Balandrau e do banco dos Aprendizes, no REAA e lojas do Grande Oriente do Brasil, pois, surgiu-se algumas dúvidas no tocante a estes dois temas e gostaria da opinião do sábio irmão. Encontrei alguns comentários do Irmão na Internet, sobre o uso do balandrau e resolvi vim até aqui com a finalidade de obter mais esse ensinamento. Diante deste contexto, gostaria de formular algumas perguntas:
É possível e/ou prudente o uso do balandrau em todas as reuniões por um mestre maçom ou o uso do balandrau no REAA e Lojas Finalizadas ao GOB, deve ser usado em uma eventualidade?
Existe alguma proibição do banco dos aprendizes serem encaixados entre duas colunas do zodíaco e com acolchoado no assento e fixado na parede entre essas mesmas colunas do zodíaco? Ou o banco dos aprendizes deve ser postado sem encosto algum na frente das colunas do zodíaco, sem acolchoado no assento e/ou no encosto?
CONSIDERAÇÕES:
No tocante ao uso do Balandrau no REAA/GOB.
- Aprendizes, Companheiros e Mestres Maçons podem usar Balandrau em todas as sessões ordinárias nas Lojas que praticam o REAA;
- Não se trata de uso eventual. O ritual vigente é bem claro quando menciona que o uso do Balandrau é traje maçônico nas sessões ordinárias, tanto de Aprendizes, Companheiros e Mestres;
- No REAA, o balandrau é admitido desde que seja preto, talar (até os calcanhares), fechado até o colarinho e com mangas compridas. Não deve nele existir qualquer tipo de inscrição ou estampa. Deve ser usado com calça, sapato e meias pretas. Não se admite o uso de tênis, seja ele de qualquer cor, nem com terno, nem com balandrau.
- Nas sessões Magnas o uso do balandrau não é admitido, seja ela de Aprendiz, Companheiro e Mestre;
- Nas sessões Magnas o Maçom do REAA estará trajado conforme prevê o Ritual, sendo o terno preto ou azul marinho, camisa branca, gravata preta, lisa e convencional, meias e sapatos pretos.
- Vide a página 33 do ritual de Aprendiz, 2024, do REAA - 1.5 Dos Títulos, Joias e Trajes – esta informação é extensiva aos três graus simbólicos (Aprendiz, Companheiro e Mestre).
No tocante ao banco dos Aprendizes e dos Componheiros:
- Os assentos para os Aprendizes podem ficar intercalados (encaixados) entre as Colunas Zodiacais fixadas na parede Norte do Templo;
- Não só podem, como devem ter encostos e acentos (almofadados, estofados);
- Como os demais assentos, os dos Aprendizes devem ser confortáveis. Esta mesma regra se aplica para os assentos dos Companheiros, só que juntos à parede Sul.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário