Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

O QUE ESTÁ EM TUA LÁPIDE?

"O que está em tua lápide?"
Por um Irmão Aprendiz dos Mistérios

VV∴ MM∴, Digníssimos Vigilantes, Respeitáveis 
Irmãos:

Que a Paz esteja em nossos corações e a Luz se manifeste em nossas consciências.

Hoje, somos convidados a meditar sobre um ensinamento:

"Quando vês alguém sempre exibindo seu posto ou posição [...] não tenhas inveja; essas coisas são compradas à custa da vida."

A Vaidade como Trilha de Engano
Em um mundo que frequentemente confunde brilho com luz e vaidade com virtude, muitos se lançam na escalada do sucesso como se este fosse o único sentido da existência. Assim, vivem, ou melhor, sobrevivem, pelo aplauso, pela glória, pela fama efêmera gravada, no fim, apenas em lápides.

Quantos Irmãos, fora e dentro dos muros da vida profana, sacrificam seus afetos mais preciosos, seus filhos, sua esposa, sua saúde, sua paz, suas noites de sono e até mesmo sua consciência, apenas para alcançar um topo que, quando atingido, revela-se como um trono vazio assentado sobre a solidão?

É advertido que: "alguns morrem nos primeiros degraus da escada do sucesso..." e poucos percebem que a escada sequer leva a um lugar digno da alma.

Trabalho: Virtude ou Refúgio?
É honroso trabalhar. É nobre produzir. Mas é tolo transformar o labor em ídolo.

O trabalho, quando se torna refúgio do ego, desvirtua-se. O político que abandona a família "em nome do bem comum", ou o artista que trata todos com arrogância "em nome de sua genialidade", enganam a si mesmos e aos outros. São como templos belíssimos, porém vazios de Deus.

Recordemos as palavras duras, mas verdadeiras de Solzhenitsyn:

"Trabalho é aquilo de que os cavalos morrem. Todo mundo deveria saber disso."

Ser Humano, não Fazer Humano
Não somos engrenagens. Somos Luz em manifestação. Nossa missão não é apenas "fazer", mas ser.

Ser presença. Ser afeto. Ser silêncio, quando necessário. Ser irmão.

O Maçom verdadeiro não busca escrever seu nome em mármores frios, mas em corações vivos. Ele não deseja ser lembrado pelos cargos que ocupou, mas pela Luz que compartilhou.

Portanto, com humildade pergunto a vocês:

Se hoje tu fosses chamado para além do véu, o que estaria inscrito em tua lápide? Títulos? Cargos? Ou o testemunho silencioso de uma vida coerente com o que pregavas no Templo?

O Livre-Arbítrio: Um Dom Que Nem os Anjos Têm
A maior riqueza que o G∴A∴D∴U∴ nos confiou é o Livre-Arbítrio, dom tão sagrado que nem os anjos, segundo muitos textos, o possuem em sua plenitude.

Esse dom não foi concedido para que escolhêssemos apenas o que brilha, mas sim o que ilumina. Não para que sigamos as multidões, mas para que sejamos o ponto de equilíbrio entre o céu e a terra, entre a razão e o coração.

Portanto, Irmãos, se podemos escolher, que escolhamos viver uma vida que seja mais do que uma lápide polida. Que nossa existência ecoe como exemplo, não como epitáfio.

Conclusão
Ven∴ M∴, Luzes e Respeitáveis Irmãos:

O grau mais elevado que um homem pode alcançar não é o de Mestre, nem de Soberano, nem de Ilustre, é o grau de Ser Humano Pleno.

Que nossa lápide não precise dizer nada.

Que nosso silêncio diga tudo.

E que, no fim, não sejamos lembrados apenas como obreiros competentes, mas como construtores de almas e portadores da Verdade.

Assim seja nossa missão 
Ass.: Andros 

Fonte: Facebook_Aprendiz de Cavaleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário