Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 28 de junho de 2016

DIFERENÇAS RITUALÍSTICAS

Diferenças ritualísticas existentes entre os Ritos Adotados pelo Grande Oriente do Brasil
Antonio Onías Neto M.'. I.'.

Os Oficiais e suas posições no Templo:

Venerável: Existente em todos os Ritos, senta-se no Oriente, a cadeira onde está sentado tem diferentes nomes:
No Rito Moderno: Cadeira de Salomão e a mesa chama-se Triângulo da Sabedoria, todas as mesas chamam-se triângulos.
Nos Ritos Escocês Antigo e Aceito, Adoniramita e Brasileiro: à mesa chama-se Altar e à cadeira chama-se Trono de Salomão.
No Rito de Schroeder: à mesa do Venerável chama-se Altar.
No Rito York: Todas as mesas são chamadas de Pedestais.

Past-Master: É o último Venerável, só existe no Rito de York e senta-se à esquerda do Venerável. O emprego em outros Ritos é indevido. Os ex-Veneráveis devem assim ser chamados ou chamados de Mestres Instalados.

1º Vigilante: Existente em todos os Ritos.
No Rito Moderno e no Rito Adoniramita está situado no Ocidente à sudeste, junto à coluna B.
No Rito de York e de Schroeder no Ocidente, bem de frente do Venerável, na linha do Equador.
No Rito Escocês e Brasileiro no Ocidente à noroeste, junto à Coluna B (colocação inversa à do Rito Moderno.)

2º Vigilante: Existente em todos os Ritos.
No Rito Moderno e no Rito Adoniramita está situado no Ocidente, à noroeste, junto à coluna J.
No Rito de York e no de Schroeder na coluna do Sul, no meio dos irmãos.
No Escocês, anteriormente, ficava na posição inversa à do Rito Moderno, atualmente, copiando o Rito de York, passou a se colocar no meio da coluna do Sul, da mesma forma aconteceu como Rito Brasileiro.

Orador: Não existe no Rito de Schroeder, sendo nomeado um Irmão esporadicamente, que senta-se à esquerda do Secretário.
No Rito de York, chama-se Capelão, está colocado na mesma posição que no Rito Moderno e Adoniramita, ou seja, no Oriente, junto à balaustrada e à esquerda do Venerável.
No Escocês coloca-se à direita do Venerável, anteriormente, era a esquerda (basta ver a posição do sol em Lojas do Rito Escocês de construção antiga).
No Rito Brasileiro a posição é a mesma que no Escocês.

Secretário: Existente em todos os Ritos.
Nos Ritos Moderno e Adoniramita fica situado no Oriente junto à balaustrada, à direita do Venerável.
Nos Ritos Brasileiro e Escocês, na posição inversa.
No Rito de York fica na Coluna do Norte, onde fica o Chanceler no Rito Moderno.
No Rito de Schroeder na coluna do Sul, onde fica o Tesoureiro no Rito Moderno.

Cobridor: Não existe no Rito de Schroeder, cuja função é exercida pelo 2º Diácono. Nos ritos em que existe Cobridor ele se coloca junto à porta de entrada, sendo que no Rito Moderno deve ficar bem de frente do Venerável, na linha do Equador.

Tesoureiro: Existente em todos os Ritos. Nos Ritos Moderno, de York e Adoniramita fica no Ocidente, na coluna do Sul junto à balaustrada, à sudeste. Nos Ritos Escocês e Brasileiro à nordeste. No Rito de Schroeder na coluna do Norte, à nordeste, mais ou menos na posição do Chanceler no Rito Moderno.

Chanceler: Não existe nos Ritos de York e de Schroeder. Nos Ritos Moderno e Adoniramita senta-se à nordeste, frente ao Tesoureiro. Nos Ritos Brasileiro e Escocês senta-se à sudeste. No Rito Brasileiro o Chanceler faz também o papel de Hospitaleiro.

Mestre de Cerimônias: Nos Ritos Moderno e Adoniramita, no Ocidente, à nordeste, sentado à frente do Chanceler. No Rito Escocês e à sudeste. No Rito Brasileiro à nordeste, frente ao Tesoureiro, existe também um 2º Mestre de Cerimônias que se senta à sudeste. Não existe nos Ritos de York e de Schroeder, em havendo nomeação de um ele se sentará à esquerda do Tesoureiro; normalmente as propostas, nesses Ritos, são apresentadas diretamente ao Venerável.

Hospitaleiro: Nos Ritos Moderno e Adoniramita senta-se à sudeste na frente do Tesoureiro. No Rito Escocês senta-se à nordeste, também à frente do Tesoureiro. Nos demais Ritos não existe, sendo que no Brasileiro o giro do Tronco é feito pelo Chanceler, que tem a função de Hospitaleiro e nos de York e Schroeder pelo 2º Diácono.

Diáconos: Não existem nos Ritos Moderno e Adoniramita. O 1º Diácono, os Ritos Escocês e Brasileiro sentam-se no Oriente, à direita do Venerável abaixo do sólio; no Rito de York, no Ocidente, à direita do Secretário, e no de Schroeder à esquerda do Tesoureiro. O 2º Diácono, nos Ritos Escocês e Brasileiro à direita do 1º Vigilante. No Rito de York e de Schroeder também à direita do 1º Vigilante. No Rito de Schroeder há um 2º Diácono Adjunto que senta-se à entrada do Templo.

Expertos: Não existem nos Ritos de Schroeder e de York. No Rito Moderno e no Adoniramita o 1º Experto fica à esquerda do 1º Vigilante, o 2º Experto à esquerda do 2º Vigilante e o 3º Experto atrás do 1º Experto. No Ritos Escocês e Brasileiro o 1º Experto, à noroeste, fica à direita do 1º Vigilante, na frente do 2º Diácono, e o 2º Experto à sudoeste.

Porta Bandeira: No Rito Moderno fica no Oriente, à direita de todas as autoridades, atrás do Secretário. Nos Ritos de York e Schroeder não existe. Nos outros Ritos que o colocam em posição diferente da do Moderno deverão mudar, pois a Bandeira no Templo deve ficar conforme determina de lei profana.

Porta Estandarte: No Moderno fica no Oriente, atrás do Orador. Nos demais Ritos do lado oposto ao Porta Bandeira.

Arquiteto: Nos Ritos Moderno e Adoniramita fica ao lado do Mestre de Cerimônias. Nos Ritos Escocês e Brasileiro à direita do 2º Experto. Nos demais Ritos não é designado.

Mestre de Banquetes: Nos Ritos Moderno e Adoniramita ao lado do Hospitaleiro. Nos Ritos Escocês e Brasileiro à direita do Cobridor. Nos demais Ritos não é designado.

Mestre de Harmonia: Nos Ritos Moderno e Adoniramita senta-se na coluna do Norte, junto à parede ocidental. Nos ritos Escocês e Brasileiro, na coluna do Sul, junto à parede ocidental. No Rito de Schroeder senta-se à esquerda do Venerável, à altura de onde se senta o Orador no Rito Moderno. No Rito de York não designação oficial.

Mestres sem cargo: Nos Ritos Moderno, Adoniramita, Brasileiro e Escocês sentam-se nas primeiras fileiras das colunas, Norte ou Sul. Nos Ritos de York e Schroeder podem sentar-se nas colunas do Sul ou Norte, mas não nas primeiras fileiras.

Companheiros: Nos Ritos Moderno, Adoniramita e Escocês sentam-se na última fileira da coluna do Sul. No Rito Brasileiro na última da coluna do Norte. Nos Ritos de York e de Schroeder na primeira fileira da coluna do Sul.

Aprendizes: Nos Ritos Moderno, Adoniramita e Escocês sentam-se na última fileira da coluna do Norte. No Rito Brasileiro na última da coluna do Sul. E nos Ritos de York e de Schroeder na primeira fileira da coluna do Norte.

Autoridades, Dignidades e Mestre Instalados em todos os Ritos sentam-se no Oriente.

Cobridor do Grau de Aprendiz

Sinal de Ordem: Todos os Ritos tem o mesmo Sinal de Ordem que o Rito Moderno.

Saudação: Ela feito nos demais Ritos da mesma forma que é feita no Rito Moderno.

Sinal de Abstenção: Existe apenas no Rito Adoniramita, que é colocar as mm acima da cab, nos outros Ritos geralmente se fica de pé e à ordem.

Sinal de Obediência: Existe apenas no Rito Brasileiro, e consiste em se colocar a m d sobre a e sobre o av.

Sinal do Rito: Existe apenas no Rito Brasileiro, e consiste levar a m d ao o e, depois ao o d e estender o brà frente, com a p da m para c.

Aclamação: No Rito Moderno: Liberdade! Igualdade! Fraternidade!, estando à ordem. No Rito Adoniramita: Vivat! Vivat! Vivat!, fazendo acompanhar pelos três estalos. No Rito Escocês: Huzzé! Huzzé! Huzzé! No Rito Brasileiro: Glória! Glória! Glória! Nos Ritos de York e de Schroeder não existe.

Bateria: No Rito Moderno, Schroeder e Adoniramita: -oo-o-: No Rito Escocês e de York: -o-o-o-. No Rito Brasileiro: -o-oo-.

Palavra de Passe: Nos Ritos Moderno e Adoniramita: T Nos demais Ritos não existe no grau de Aprendiz.

Palavra Sagrada: No Grau de Aprendiz: Nos Ritos Moderno, Adoniramita e Schroeder é J. Nos Ritos de York, Brasileiro e Escocês é B, em todos eles só se dá soletrando.

Toque: No Grau de Aprendiz: Nos Rito Moderno, Adoniramita e Schroeder são iguais, dois tt.'. seguidos e um espaçado. No Rito Escocês três tt.'. seguidos na pr.'. falange do indicador. No Rito Brasileiro um t.'. espaçado e dois seguidos. No Rito de York um só t.'., que exige a palavra soletrada

Idade: T.'. A.'.
Paramento: Em todos os Ritos é o avental branco retangular (30x40), com a abeta triangular levantada.

Marcha: Nos Ritos Moderno e Adoniramita: Estando à ordem, t.'. pp.'. para frente, iniciando com o dir.'. e juntando com o e.'. em esq.'. Nos Ritos Escocês, Schroeder e Brasileiro, inicia-se a marcha com o p.'. '.e. No Rito de York dá-se apenas o 1º p.'. reg.'. da Franco-Maçonaria, começando com o p.'.e.'.

Correspondência de graus: A correspondência do Graus chamados Simbólicos é igual em todos os Ritos. Aprendiz, Companheiro e Mestre. Já nos chamados Graus Filosóficos, (não se deve chamar de filosofismo, posto que é um erro crasso, tendo em português um sentido pejorativo de falsa filosofia) há diferenças. Os Ritos de York e Schroeder não o cultivam. O Rito Moderno adotava 7 grau, atualmente adota 9, sendo que o Grau 4 (Eleito Secreto) corresponde do 4 ao 9 dos Ritos Escocês, Brasileiro e Adoniramita (que adotava 13, adotando agora também 33). O Grau 5 (Eleito Escocês) corresponde ao 14 dos demais Ritos. O Grau 6 (Cavaleiro do Oriente) corresponde aos Graus 15 e 16. O Grau 7 (cavaleiro Rosa-Cruz) corresponde ao Grau 18. O Grau 8 (Inspetor ou Cavaleiro Kadosh) corresponde do 19 ao 30. O grau 9 (Grande Inspetor) corresponde do 31 ao 33. Os Graus acima do 7 têm característica administrativa.

Outras Diferenças - Há, ainda, diferenças na prática ritualística, decorrentes das diferenças filosóficas, mas não cabe no presente trabalho, posto que demandaria o conteúdo de um livro. Diga-se, apenas, que o Rito Moderno, dado sua filosofia, não tem nenhuma característica cultual, ou seja, de um culto.

Concluindo, diríamos que as diferenças fundamentais entre os Ritos são as Filosóficas.

O Rito Moderno tem uma posição adogmática, não admitindo nenhuma verdade não discutível, não pesquisada, atendendo ao Princípio Maçônico da investigação constante da Verdade.

Quanto ao entendimento do Absoluto, considerando-se um Rito racional por excelência, o tem fora da razão, portanto é assunto da crença de cada um dos Irmãos, é um problema de foro íntimo, que não se pode perscrutar nem impor a qualquer Irmão.

Os outros Ritos têm característica teístas ou deístas. Motivo porque pode se intitular o Rito Moderno de “agnóstico”, o Rito, não os Irmãos que a ele pertencem, que podem ter uma prática religiosa ou não, conforme for de seu alvitre particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário