Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 22 de junho de 2016

GALILEU GALILEI

A 22 de junho de 1633, aos 69 anos de idade, Galileu Galilei foi levado diante dos juízes do Santo Conselho da Igreja, e, de joelhos, "confessou":

Eu, Galileu Galilei, filho do falecido Cocenzio Galilei de Florença, com a idade de setenta anos*, sendo trazido pessoalmente a julgamento, e ajoelhado diante de vós, Eminentíssimos e Reverendíssimos Lordes Cardeais, Inquisidores Gerais da Comunidade Cristã Universal contra a depravação herética, tendo diante de meus olhos o Sagrado Evangelho que toco com as minhas próprias mãos, juro que sempre acreditei, e, com a ajuda de Deus, acreditarei no futuro, em todo artigo que a Santa Igreja Católica Apostólica Romana mantém, ensina e prega. Mas por ter sido ordenado, por este Conselho, a abandonar completamente a falsa opinião que mantém que o Sol é o centro e imóvel, e proibido de manter, defender ou ensinar a referida falsa doutrina de qualquer maneira... Estou desejoso de remover das mentes de nossas Eminências, e de todo Cristão Católico, essa veemente suspeita acertadamente mantida a meu respeito, portanto, com sinceridade de coração e fé genuína, eu abjuro, maldigo e detesto os referidos erros e heresias e, de modo geral, todos os outros erros e seitas contrários à referida Santa Igreja; e juro que jamais no futuro direi ou asseverarei seja o que for, verbalmente ou por escrito, que possa motivar uma suspeita similar de mim; mas que se eu souberr de algum herético, ou alguém suspeito de heresia, denunciá-lo-ei a este Santo Conselho, e prometo que cumprirei e observarei plenamente todas as penitências que a mim tenham sido ou venham a ser impostas por este Santo Conselho, Mas, caso aconteça que eu viole qualquer de minhas promessas, juramentos e protestos citados (que Deus evite!), eu me sujeito a todas as dores e punições decretadas e promulgadas pelos sagrados cânones e outras constituições gerais e particulares contra delinqüentes dessa descrição. Assim, que Deus me ajude, e Seu Sagrado Evangelho, que eu toco com as minhas próprias mãos; eu, o acima citado Galileu Galilei, abjurei, jurei, prometi e me comprometo como acima; e, em testemunho do que, com a minha própria mão subscrevi o presente escrito de minha abjuração, que eu recitei palavra por palavra (in Biografia da Física, o Obscurantismo e o Renascimento, p. 59).

Há uma história segundo a qual, imediatamente após a "confissão", Galileu exclamou: "Eppur si muove!" ("Não obstante, ela se move!"), mas isso não é verdade e só serviu para dar origem a uma velha anedota segundo a qual Galileu estava observando a cauda oscilante de um cachorro amistoso que entrara por engano no Santo Conselho da Igreja. Tendo sido condenado por heresia, Galileu foi confinado em sua vila em Arcetri, perto de Florença, sob o que hoje é chamado "prisão sob palavra". A 8 de janeiro de 1642, completamente cego e cansado da vida, morreu Galileu.

(*) Este é o texto original da confisão de Galileu. Na realidade, ele tinha 69 anos, 4 meses e 7 dias de idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário