Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 15 de junho de 2016

EGRÉGORA MAÇÔNICA

EGRÉGORA MAÇÔNICA
Laurindo Roberto Gutierrez

do grego, egregorien; velar, guardar

A maçonaria, através de ensinamentos e instruções constantes, proporciona, a seus membros, condições de se manterem férteis, mental e emocionalmente, para o despertar espiritual. O que é a egregora?

É uma assembleia de personalidades terrestres e espirituais, constituindo uma unidade hierarquizada e movida por um único ideal. É impulsionada pela energia e atitudes, palavras e ações. A egregora maçônica é um campo de energia positiva, alimentada pelo trabalho dos iniciados, no propósito de perpetuar o ideal de luz e conhecimento, a serviço do aperfeiçoamento humano.

Muito se discute se a palavra egrégora é maçônica ou não. Não é maçônica! É uma palavra que pode ser usada em todas as situações onde houver um grupo de pessoas reunidas em busca de um objetivo comum. Por exemplo: antes do jogo os atletas se reúnem no meio do campo abraçados em círculo, pedindo proteção. Isso é egregora. Quando uma criança está enferma e os pais se debruçam sobre ela no berço em oração, sem saber, formam uma egrégora. 

A própria cadeia de união tem algo de egrégora. A egrégora não precisa de ritualização nem de treinamento, ela acontece espontaneamente, sem ser percebida, visto que é um sentimento interior, como uma oração, podendo ser realizada pela união de pessoas, sempre que necessária, nos momentos de dificuldade ou de congraçamento espiritual, em busca de alguma graça.

O termo egregora aqui focalizado, faz parte de estudos práticados num mundo essencialmente espiritualizado. Está no “livro da lei” (a bíblia): “quando dois ou mais, em meu nome estiverem reunidos, lá estarei com eles”. 

Como membros atuantes da maçonaria, em seus principios, pensamentos e prática, somos membros da egregora global. 

A maçonaria é mantida por forças cósmicas, superiores e espirituais. Há, aí, uma tendência positiva à integração, pois a quantidade delas determina e a qualidade culmina manifestar a natureza do resultado.

Daí a seriedade, e a solidariedade, que deve existir numa sessão maçônica, pois sua abertura, desenvolvimento e fechamento, são contatos com portais sublimes que conduzem a planos elevados, que se refletem em todos os aspectos de nossa vida, dentro ou fora da loja maçônica. Então, quando alguém se liga à ordem, com o coração e mente abertos, torna-se parte desta egregora, e, através da harmonização, culmina participar do resultado alcançado pela consciencia, proporcionando contatos às vibrações que rodeiam nosso planeta. 

Se um irmão não dá atenção espiritual e material à hierarquia, disciplina e serviço à loja, certamente estará desarmonizado, e, por si só, se exclui da egregora e da ordem maçônica. Cada um de nós, em loja, deve fazer um balanço para descobrir onde a correção de nossos propósitos se faz necessária para o aprimoramento e sintonização de sua “pequena egregora”. 

Finalizando, o que vemos, é que sem a presença em loja para aprender, sem participar da harmonia e convivência com as forças emanadas do grupo de irmãos, não é possível o crescimento espiritual de nenhum maçom. 

Não sobrevivem religiões sem fiéis, vida sem água, ou maçom sem sua loja. É bem possível que aquele que não tenha sentimento de coletividade, não possa entender a egrégora e seus salutares efeitos. Nesse caso é preciso maior dedicação e estudo da filosofia maçônica, além da meditação sobre as relações mantidas com os seus semelhantes.

Laurindo Roberto Gutierrez - Lojas de Pesquisas Maçônicas Brasil (Londrina-PR) e Chico da Botica (P. Alegre-RS)

Um comentário:

  1. Um texto muito bem eacrito e esclarecedor, sobre as forças matetiais e espirituais, que emanam dos Irmãos reunidos em loja à Velar pelo aperfeiçoamento da humanidade.

    ResponderExcluir