ASSENTOS DE EX-VENERÁVEIS
(republicação)
Em 29/04/2016 o Respeitável Irmão Antonio Vaz dos Santos Filho, Loja Força e União Vale do Jiquiriça, 108, REAA, GLMEB, Oriente de Mutuípe, Estado da Bahia, solicita o seguinte esclarecimento:
antoniovaz1947@hotmail.com
A pergunta que gostaria de fazer ao Irmão Pedro Juk e se possível com esclarecimento a todos Ex-Veneráveis do REAA. Os Ex-Veneráveis tem assento no Oriente ou na Câmara do Meio já que os mesmos são Mestres Maçons?
CONSIDERAÇÕES:
Todos os portadores do título distintivo de Mestre Instalado (Veneráveis e ex-Veneráveis) têm por direito tomar assento no Oriente.
É também do seu direito se assim preferirem, como qualquer Mestre Maçom, ocuparem as Colunas do Norte e do Sul.
Cabe aqui um esclarecimento. O termo Câmara do Meio é o nome dado à Loja que está trabalhando no Terceiro Grau. Câmara do Meio não é um lugar específico na Loja como alguns pensam ser o centro do Templo, porém é a própria Loja de Mestre Maçom.
Esclarecendo: no Ocidente da Loja do REAA∴ existe uma linha imaginária, ou eixo longitudinal, denominado Equador do Templo. Essa linha, dentre outros, divide a largura do Ocidente da Loja em dois espaços que se denominam Colunas do Norte (à esquerda de quem entra) e do Sul (à direita) – não confundir com as Colunas Vestibulares B∴ e J∴ Assim o espaço central entre as duas fileiras de assentos frontais da direita e da esquerda por onde ocorrem os deslocamentos na Loja também faz parte das respectivas Colunas, nunca como a denominar-se Câmara do Meio.
Aliás, reafirmando, essa designação equivocada não é um espaço no recinto, porém alegoricamente todo o ambiente da Loja do Mestre Maçom (... e por ela se subia para a Câmara do Meio).
Assim, os Mestres Maçons, como portadores da plenitude dos direitos maçônicos, têm a prerrogativa de ocupar qualquer lugar na Loja, respeitando obviamente os lugares restritos àqueles que ocupam cargos ou os que têm lugar específico conforme preceitua o ritual.
Nunca é demais lembrar que Mestre Instalado, nome dado àqueles que ocupam ou já ocuparam o primeiro malhete, nada mais é do que um título honorífico, jamais um grau maçônico. Para esses, salvo as deferências consuetudinárias e as de direito regimental, vale a pena ratificar que eles são especificamente Mestres Maçons que estão, ou que foram Veneráveis Mestres um dia.
Em resumo, os ex-Veneráveis têm direito de tomar assento no Oriente ou, se preferirem, e qualquer uma das Colunas.
T.F.A.
Pedro Juk - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.253– Florianópolis (SC) – quarta-feira, 30 de novembro de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário