Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

AUTORIDADE NO ALTAR

AUTORIDADE NO ALTAR
(republicação)

Questão apresentada em 09/11/2013 pelo Respeitável Irmão Antonio Guilherme de Paiva, sem declinar o nome da Loja, Rito e Obediência, Oriente de São João Del Rei, Estado de Minas Gerais.
agpaiva@mgconecta.com.br

Sempre leio suas respostas acerca da nossa Ordem e gostaria que o Irmão me respondesse a estas perguntas: 

1 – Em quais ocasiões é permitido o uso de paramentos dos Graus superiores com os da Loja Base? 

2 – É permitido um profano sentar-se ao lado do Venerável Mestre? 

3 – Em sessões brancas usam-se paramentos? Eles não restritos às sessões ritualísticas? Notei estas três situações no JB News de numero 1162, com uma solenidade branca na Loja Regeneração Barbacenense da cidade de Barbacena, vizinha da minha cidade, São João Del Rei.

CONSIDERAÇÕES:
1 – Tradicionalmente em Loja simbólica são usados paramentos do simbolismo. Paramentos dos ditos “graus superiores” são apenas a eles inerentes. Infelizmente alguns regulamentos de Obediências ainda não coíbem essa prática abusiva. Simbolismo é o Franco Maçônico básico universal. Não raras vezes me obrigo a pensar que essa atitude de desfilar paramentos fora do simbolismo, mais atende a massagem de certos “egos” do que supre o exercício da humildade.

2 – Oriente da Loja é privativo de Mestres, agravando-se que ao lado do Venerável senta-se apenas o Grão-Mestre. Se nem Aprendizes e Companheiros têm o direito de ingressar em Loja aberta no quadrante oriental, imagine-se então um não iniciado. Práticas desse tipo além de ilegal sobre o ponto de vista iniciático é um atentado à já tão sofrida ritualística maçônica. Agora há que se observar se algum regulamento não autorize esse absurdo. 

3 – Não gosto de usar o termo “branca”, já que ele dá vazão ao imaginário de que a Maçonaria possui sessões “negras”. Melhor mesmo é Sessão Pública, ou com a presença de não Maçons. Nas Sessões Públicas está previsto o uso dos respectivos paramentos pelos Maçons.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.348 Florianópolis (SC) – sábado, 17 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário