Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

APLAUSOS

APLAUSOS
(republicação)

Questão apresentada em 01/03/2014 pelo Respeitável Irmão Cícero Calazans, Loja Ordem e Progresso, 0431, REAA, GOB-AL, Oriente de Maceió, Estado das Alagoas. calaslima@yahoo.com.br

Meu Irmão tire-me duas dúvidas:

1 - durante o encerramento dos trabalhos, após a bateria fúnebre em homenagem a um Irmão que passou para o oriente eterno devemos ou não fazer a aclamação? E por quê?

2 - São permitidos aplausos na forma de palmas após a fala ou apresentação de trabalho por um Irmão? E por quê?

1 – Na pura Maçonaria não existe essa tal Sessão Fúnebre. Entretanto ao longo dos tempos através dos ritos maçônicos muitas Obediências adotaram como rituais especiais. Assim como eu faço parte apenas da autêntica Maçonaria eu nem mesmo possuo esses rituais, fato que fica difícil de responder que tipo de “aclamação” é esta.

2 – Esses são costumes em desuso. O ritual nem mesmo prevê mais essa ação. No meu modo de entender se a Loja tem esse costume nada a me opor, entretanto corre-se o risco de sermos acusados de inserir ações não previstas no ritual.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
JB News – Informativo nr. 1.373 Florianópolis (SC) – quarta-feira, 11 de junho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário