Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

NÚMERO DE CANDIDATOS NA INICIAÇÃO

Em 16/09/2018 o Respeitável Irmão Arilton Barreiros Souza, Loja Cidade Azul, 2.779, REAA, GOB-SC, Oriente de Tubarão, Estado de Santa Catarina, apresenta a seguinte questão:

NÚMERO DE CANDIDATOS 

Bom dia. Gostaria de saber sua opinião sobre uma loja fazer 3 iniciações em um ano com 14, 8 e 10 profanos. 

CONSIDERAÇÕES:

Dentre outras coisas, eu acho um desrespeito ao Ritual e às recomendações do GOB. 

Nesse particular, menciona o ritual em vigência do REAA∴ (rito pertinente à questão) na sua página 95 e segundo parágrafo: “Recomenda-se não iniciar mais de três candidatos em uma única Sessão Magna, sendo o ideal um só candidato, dada a importância para o nascimento do Maçom (grifo no original).

Provavelmente as Lojas que desrespeitam essa recomendação não estão lá muito preocupadas com a importância que merece o nascimento de um maçom. Iniciações feitas a granel são digas mesmo é de serem comparadas com um mercado de peixe.

Preferencialmente a Iniciação, para ser vivida e sentida, deveria ser realizada individualmente, entretanto, em se procurando adequações para os tempos modernos, o ritual admite até três candidatos de uma só vez, não mais do que isso. Agora, extrapolar ao recomendado é, no meu modo de entender, fazer pouco caso para com uma data tão importante para a Sublime Instituição – o dia de uma Iniciação.

Como nos parece que sugestões e recomendações não são às vezes levadas a sério por parte de alguns, eu penso que a Obediência deveria então não receber comunicações de Iniciação quando essas ultrapassassem ao que está recomendado no ritual. Aliás, até para não parecer conivente com esses “mercados de peixe”, acredito que a Obediência nem deveria expedir autorizações para Iniciação além do número recomendado, sujeitando-se à expedição de outras autorizações (placet) somente na medida em que as cerimônias pertinentes fossem sendo realizadas – nesse caso, não mais do que três por cada Sessão Magna.

Por entender que a liturgia iniciática deve ser antes de tudo respeitada, e por também entender que em Maçonaria quantidade não traz a qualidade, essa é a minha opinião.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário