Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

SIGLAS MAÇÔNICAS (S.´.S.´.S.´.)

SIGLAS MAÇÔNICAS (S∴S∴S∴)
(republicação)

Questão apresentada em 21/12/2013 pelo Respeitável Enéias de Assis Rosa Ferreira, Loja Alberto Rabello Portella, 305, sem declinar o nome do Rito, GOP, Oriente de Jundiaí, Estado de São Paulo. tream@terra.com.br

Parabéns por manter esta coluna, de grande utilidade, em especial propiciadora de aumento de conhecimento. Interessa-me obter mais informações sobre as saudações maçônicas. Diferente de Huzzé, Huzzé, Huzzé, que eu classificaria como mantra, as saudações S∴F∴U∴ (Saúde, Força, União), S∴S∴S∴ (Saúde, Saúde, Saúde – me parece a menos própria porque há desperdício de eflúvios dirigido somente a um ponto, mesmo porque saúde todos têm apenas uma, seja boa, seja frágil…), S∴S∴S∴ (Stabilitas, Sapientia, Sal), S∴S∴S∴ (Science, Sagesse, Santité), L∴I∴F∴ (Liberdade, Igualdade, Fraternidade – geralmente utilizada pelo Grande Oriente à Poderosa Assembleia Legislativa) e outras, ativadas por ocasião da Cadeia de União. Pediria o grande obséquio de discorrer sobre o tema ou me indicando bibliografia para aprofundamento de pesquisa, de preferência obras ou artigos editados pela “A TROLHA”, da qual sou assinante. Também custos porventura existentes.

CONSIDERAÇÕES:
Geralmente essas tríades identificam as correspondências maçônicas nos costumes praticados pelas Obediências nas diversas latitudes terrenas. Sinceramente eu não compactuo com essas interpretações movidas por “mantras”, “eflúvios”, “pontos”, “ativação por Cadeia de União”, etc.

As tríades estão relacionadas ao aspecto cultural da região, assim como políticos, que envolvem aplicação de virtudes e moral como um dístico representativo dos membros da Ordem. No mais não meto mão em cumbuca e não opino sobre assuntos que no meu modesto entender não fazem parte a verdadeira Maçonaria. 

Assim me sinto incapacitado para discorrer sobre o tema e muito menos indicar bibliografia de assuntos que não fazem parte do meu relicário de estudos. Sou fiel a minha escola que é a “autêntica” onde me deparo no dia a dia com a ritualística da Sublime Instituição em seus diversos ritos, sua filosofia, sua história acadêmica e a sua certidão ou carta que faz fé. Sugiro ao Irmão que consulte os autores que se movem por essas ideias que vão de encontro com a vossa súplica. 

Apenas ilustrando a saudação Huzzé! Huzzé! Huzzé! Os ritos que dela se servem é apenas e tão somente uma saudação ao Sol que envolve o Canteiro (Loja) à alegoria da Natureza como arcabouço doutrinário que compara e aperfeiçoa o Homem – os ciclos naturais – nascimento, vida e morte da Natureza e a renovação da vida (aperfeiçoamento).

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.371 Florianópolis (SC) – segunda-feira, 9 de junho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário