Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

DÚVIDA RITUAL DO GR. 2

DÚVIDA RITUAL DO GR. 2
(republicação)

Questão apresentada em 13/02/2014 pelo Respeitável Irmão Rubem Giranda, Loja Independência e Luz, 0301, REAA, GOB, sem declinar o nome do Oriente do Estado da Federação.
rubemgiranda@uol.com.br - indluz301@gmail.com

No Ritual de Companheiro, GOB, edição 2009, à página 29, durante a abertura da Loja: O Venerável determina que todos fiquem Em pé e à Ordem (todo nas colunas e no Oriente volta-se para o Oriente). Em seguida determina que os irmãos 1º e 2º vigilantes percorram as colunas. Minha dúvida é: O Venerável Mestre deve também se virar? Minha opinião é que não, pois depois dos Irmãos se virarem para o Oriente, ele dá a ordem aos Vigilantes com um golpe de malhete para percorrerem as colunas, ato que não poderia ser feito ele estando de costa para sua mesa. Outro fator é que dele que simbolicamente emana a sabedoria (luz) para conduzir nossos trabalhos. Desculpe-me importuna-lo com esta dúvida, mas não quero invencionices e foi assim que aprendi como costumo ser respondido.

CONSIDERAÇÕES:
O que existe no Ritual é mesmo um equívoco. O mesmo procedimento, só que no Grau de Mestre e seu respectivo ritual já está de acordo. Na verdade no Oriente não existe telhamento em nenhum grau simbólico, apenas no Ocidente, assim ninguém no Oriente fica em pé e nem se vira para a parede oriental. Esse procedimento só ocorre onde existe o telhamento. O responsável pelo Oriente é o Venerável, tanto que no Ritual do Grau de Companheiro o Venerável após as verificações dos Vigilantes, profere: “eu respondo pelos do Oriente, sentai-vos”. Indubitavelmente se todos estivessem em pé o Venerável determinaria: “sentemo-nos”. Esse equívoco vem povoando a Maçonaria por muito templo. Felizmente, pelo menos no Ritual de Mestre, o mesmo já fora desfeito no GOB. Enviei em setembro passado mais de duzentos provimentos para correção do ritual de Aprendiz, porém ainda não recebi retorno do GOB. Assim que haja manifestação estarei enviando os do Ritual de Companheiro para as devidas retificações. Em tempo, o Grau de Aprendiz também está correto. Apenas o Primeiro Vigilante verifica do seu lugar.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.378 Florianópolis (SC) – segunda-feira, 16 de junho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário