Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 15 de setembro de 2024

TRAJE MAÇÔNICO E SESSÃO MAGNA NO RITO SCHRÖDER

Em 04/12/2023 o Respeitável Irmão José Roberto Messias, Loja Schröder de Londrina, Rito Schröder, GOP (COMAB), Oriente de Londrina, Estado do Paraná, apresenta a dúvida seguinte:

TRAJE MAÇÔNICO E SESSÃO MAGNA

Entrei em uma contenda em minha Loja. Não sei se o irmão vai se lembrar de mim uma vez quando esteve em Londrina, tomamos um café ao lado do hotel onde você estava, hotel Cristal, onde começa o calçadão em Londrina.

Vamos lá. Em minha Loja estão falando que todas as nossas sessões são magnas (Rito Schröder) e eu discordei, alegando que o traje do Rito, que compõe ternos e gravatas em todas as sessões que não tem nada a ver com magnas.

Gostaria que o irmão desse o seu parecer pra que eu apresente a Loja, pode ser que eu também esteja errado em meu parecer.

CONSIDERAÇÕES:

No meu entendimento, uma coisa nada tem a ver com a outra. Não é o traje que determina se a sessão é magna, mas o regulamento da Obediência que indica os tipos de sessões – magnas ou econômicas.

Comumente as Obediências determinam que para as sessões magnas, independente do rito praticado, o traje deva ser formal (terno, gravata, camisa branca, etc.).

Ocorre, entretanto, que há ritos maçônicos que não admitem outro traje, senão o formal, não importando se a sessão for econômica ou magna - é o caso, por exemplo, do Rito Schröder e do York que originalmente não admitem o uso do balandrau.

Assim, o modo de trajar formal característico de um determinado rito não é condição para se afirmar que nele todas as sessões sejam magnas.

No caso do Rito Schröder, naturalmente que existem sessões econômicas e magnas, mesmo que nele somente se admita o traje formal acompanhado de cobertura (cartola).

À vista disso, não vamos confundir "o bife à milanesa" com "o bife ali na mesa".

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário