Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 19 de outubro de 2024

REAA - MODELO DA GRAVATA

Em 18.02.2024 o Respeitável Irmão Natanael Fernandes de Souza, Loja Estrela de Camburi, REAA, GOB-ES, Oriente de Vitória, Estado do Espírito Santo, apresenta a dúvida seguinte

GRAVATA BORBOLETA

Revirando fotos antigas, encontrei algumas com irmãos numa sessão do REAA e TODOS usando gravata borboleta preta.

Lembrei-me então que fui iniciado usando gravata borboleta BRANCA e a troquei por PRETA a ser exaltado.

Pesquisei sobre o assunto e nada encontrei sobre o assunto, inclusive, quando e o porquê hoje utilizamos, TODOS, gravata lisa standard preta e lisa.

Peço, portanto, que me tire dessa ignorância.

CONSIDERAÇÕES.

Não há nada de iniciático no modelo e uso de gravatas utilizadas nos trajes maçônicos. Na verdade, o uso da gravata é apenas uma regra adotada pela Obediência visando dar uniformidade às vestimentas utilizadas pelos maçons durante os trabalhos maçônicos.

No caso do simbolismo do REAA, o mais natural tem sido o uso apenas de gravata preta, tradicional (standard), lisa e sem ornamento.

Cabe destacar que vestimenta iniciática é apenas o Avental, motivo pelo qual o maçom não pode se apresentar para os trabalhos sem estar com ele vestido.

Não obstante ao uso obrigatório do Avental, os rituais dos diversos ritos maçônicos determinam o tipo e a cor do traje que deve ser usado pelo maçom nas Lojas.

No GOB, os novos rituais para os graus simbólicos do REAA (2024), que está prestes a entrar em vigor, orienta para que a gravata seja apenas a preta, modelo tradicional (standard), lisa e sem ornamento. Deste modo, não está previsto o uso do modelo de gravata “borboleta”, independente da sua cor.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário