Em 29/02/2024 o Respeitável Irmão João Carlos da R. Lima, Loja Libertadores da América, 3450, REAA, GOB-RJ, sem mencionar o Oriente, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a dúvida seguinte:
SEGURANDO O MALHETE
Tenho dúvidas quanto ao Venerável Mestre ficar à ordem ou segurando o malhete, por uso e costumes. Esta dúvida é até por frequentar outras Lojas e vejo as 2 condições. No SOR, pelo menos no encerramento da Sessão e passar a palavra ao 1° Diácono, ali está claramente colocado que é para ficar à Ordem. Quando abrimos o livro da lei, esta também deverá ser a postura do Venerável Mestre? Sei que na Grande Loja é que eles seguram o malhete, mas
tenho esta dúvida no GOB.
CONSIDERAÇÕES:
As Luzes da Loja (o Venerável Mestre e os Vigilantes) fazem o sinal como os demais Irmãos, isto é, com a mão. Assim, em Loja aberta, nas ocasiões em que o Venerável e os Vigilantes estiverem em pé em seus lugares, eles devem deixar os seus malhetes para compor o Sinal naturalmente, como os demais Irmãos.
O titular deve pousar o malhete no lado esquerdo do seu peito apenas quando, por dever de ofício, estiver portando malhete fora do seu lugar.
Há ainda outra ocasião em que o 1º Vigilante, em pé no seu lugar, pousa o malhete no lado esquerdo do seu peito. Trata-se de quando o 1º Vigilante, para a abertura da Loja de Aprendiz no REAA, cumpre o seu segundo dever verificando se todos nas Colunas são maçons. Nesta ocasião, para que o Vigilante não revele o sinal à aqueles que devem se identificar pelo sinal, o mesmo, em pé, pousa o malhete no lado esquerdo do seu peito (isto está previsto no SOR e no novo ritual que será distribuído ainda em 2024).
Por fim, vale lembra que estamos no GOB, portando devemos seguir as diretrizes e costumes previstos na nossa Obediência.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário