Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 8 de outubro de 2024

SINAL DESCONHECIDO

Em 14.02.2024 um Irmão de uma Loja que pratica o REAA, GOB-SP, Oriente de São Paulo, Capital, apresenta o caso abaixo:

SINAL ESPÚRIO

Boa tarde estimado irmão Pedro Juk. Sou Companheiro do rito do REAA e recebemos a visita de um Aprendiz que fazia o Sinal de Ordem como se fosse o sinal de ordem do grau 2. Da mesma forma que colocamos a m∴ no p∴ com os dd∴ vvolt∴ para o cor∴, ele fazia o mesmo sinal, porém na garg∴. No final fui falar com ele porque ele fazia o sinal assim... Ele me respondeu, porém não me lembro. E perguntei para os Mestres de minha Loja e todos desconhecem esse final dizendo que poderia ser espúria... Gostaria de saber se o valoroso irmão saberia me responder.

CONSIDERAÇÕES:

Inicialmente devo dizer que desconheço qualquer sin∴ do 1º grau da forma como foi descrita na sua questão. Nos ritos que eu conheço, nunca vi algo assim.

De tudo, o que me chama atenção são duas coisas. A primeira é que sua pessoa simplesmente esqueceu a resposta que o visitante lhe deu, sobretudo por ser algo tão inusitado. Mas tudo bem, a gente às vezes esquece das coisas.

A segunda, no entanto, é algo que precisa ser melhor observado, pois seria inadmissível que esse Aprendiz tivesse sido recebido sem as cautelas devidas. Espera-se que isso não tenha ocorrido em Loja aberta.

Assim pergunto: se isso ocorreu em trabalhos abertos, como é que os Mestres da sua Loja acham que o sinal é espúrio e mesmo assim, digamos, acabaram recebendo um Irmão que faz um sin∴ que ninguém conhece? Me parece algo bastante estranho. Reitero, espera-se que este Aprendiz não tenha ingressado dos trabalhos, ou no mínimo tenha sido retirado da Loja.

Um caso destes é merecedor de um rigoroso telhamento antes do ingresso. Obviamente para se descobrir quem é este “Aprendiz desconhecido” que pede (e pode ter sido autorizado) para ingressar na Loja fazendo um sin∴ que ninguém conhece!

Diante disto, perdoe-me a franqueza, mas se este Aprendiz foi recebido nesta condição, algo muito irregular ocorreu nesta visita. À vista disso, fica outra pergunta: e o que disse o Orador e o Venerável Mestre diante de uma situação em que é feito um sinal que ninguém conhece?

T.F.A.
PEDRO JUK – SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário