Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 31 de julho de 2017

A FORÇA DA EGRÉGORA

A FORÇA DA EGRÉGORA
Ir∴ José Valdecir Souza Martins
MM da Loja Ordem e Progresso n° 25 -  G.·.L.·.E.·.MS - R.·.E.·.A.·.A.·.
Or.·. Campo Grande-MS

Pesquisei o significado desta palavra "egrégora" no dicionário Aurélio e Michaelis e não a encontrei.

Acredito que seja um conceito desconhecido do meio acadêmico, que também nasce de uma palavra também pouco usual. Pelo conhecimento maçônico e Rosacruz, pela experiência já vivida em ambos os Templos, “Egrégora” Egrégoras são energias que podem ser geradas e fortalecidas a cada dia. Se elas serão positivas ou negativas, dependerá de quem as criará. Uma egrégora pode ser criada com boas energias, e a medida que for crescendo e acrescentando adeptos, podem mudar o direcionamento dessa energia. No caso a inversão pode ocorrer em todos os sentidos.

No entanto, podemos assim conceituar, que a egrégora pode ser perceptível ou imperceptível, dependendo da sensibilidade de cada um. Forma-se pela participação de várias pessoas num determinado ambiente. Modo geral é perceptível em cerimônias, quando "sentimos" o ambiente psicológico presente, as energias emanadas de cada vibrando em torno de nós ou sobre nós.

Referem- se elas a religiões, seitas, associações, grupos de filosofia, reuniões de trabalho, etc. Algumas sociedades se vêem incluídas no seguinte conceito: Por axioma, um ser humano nunca vence a influência de uma egrégora caso se oponha frontalmente a ela. A razão é simples. Uma pessoa, por mais forte que seja, permanece uma só. A egrégora acumula a energia de várias, incluindo
a dessa própria pessoa forte. Assim, quanto mais poderoso for o indivíduo, mais força estará emprestando à egrégora para que ela incorpore às dos demais e o domine. É a sociedade que querem ser apenas servidas sem jamais servir.

Ainda dentro do conhecimento, acredito que existe uma força positiva que congrega toda a força do homem e do universo e que estar ligado a esta força que nos faz mais feliz e mais humano. Infelizmente muitas pessoas ao se prenderem na força do isolamento acabam criando uma força negativa que não acaba congregando com está energia positiva e por isso é que existem tantas discórdias e rancores. Se o homem saísse de seu isolamento e buscasse nos meio que nos agrega a um complemento para se congregar a esta energia aí o mundo será mais humano, mais justo e mais fraterno, mas o que vemos é que o homem busca nas agregações uma forma de se auto isolar e buscar seu bem estar e social e não do homem como um todo e aí ignora sua própria egrégora.

Acredito que a Egrégora, não é parte de nenhuma entidade isoladamente, mas sim formada na conformidade de sentimentos e pensamentos. Ora, se em um local, existem pessoa que, com uma intenção e sentimento em comum, estão a trabalhar religiosamente, essas formarão uma Egrégora positiva. Caso exista uma pessoa, que diferente das demais, esteja fora desse sentimento e pensamento, irá somente perturbar, mas fará também parte, criando uma variação na mesma. Isso gerará uma característica única daquele local.

A paz, o equilíbrio, a serenidade, o amor ao próximo, torna a egrégora benfazeja em qualquer entidade. O importante compartilhar as visões esperando que cada ser humano tenha poder pessoal para utilizar o conhecimento que dispõe em sua energia. Sempre preferi como cerne do caminho a conexão direta com o espírito, como sempre ouvimos sem mitificar ou criar Deuses que representam a fonte, desta forma, acredito que conseguiremos seguir adiante no nosso caminho.

Fazer parte de uma egrégora é um momento mágico e deslumbrante em nossas vidas. Fazer parte de um grupo em que as pessoas estão sintonizadas com um mesmo objetivo e uma mesma missão, é uma situação que nossos corações mais anseiam nesta vida. Poder contar com o apoio, atenção, compreensão e zelo dos componentes dessa egrégora, com certeza, tornará nossa vida mais repleta de bons sentimentos que nos levarão cada vez mais ao equilíbrio e à razão, pois sabemos o que e quem nos está amparando. Pertencer a uma egrégora nos fortalece em vários sentidos e nas mais diversas situações.

O importante é compartilharmos conhecimentos como este que nos faz unir em um mesmo pensamento de caridade, humildade que faz de nossa Maçonaria um grande templo de benção e amor e assim podemos dizer em alto e bom tom que vivemos na LIBERDADE, na IGUALDADE e na FRATERNIDADE.

Fonte: JB News – Informativo nr. 2.091

Nenhum comentário:

Postar um comentário