Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 3 de julho de 2017

NUNCA DIZER A UM CONVIDADO PROFANO

X FRASES QUE ABSOLUTAMENTE NUNCA DEVEM SER PROFERIDAS AO SE CONVIDAR UM PROFANO
Mário Cesar Barbosa Silva
Ven.'.M.'. da A.'.R.'.L.'.S.'. Fraternidade Nazarena 3907 GOB/GOPE - Or.'. de Nazaré da Mata, Zona da Mata/Norte do Estado de PE

I – Você vai adorar, após as reuniões tomamos todas em um barzinho lá perto, alguns manos levam bebidas para lá também e já saímos tomando!!!

Maçom algum deve estar motivado a ir à reunião, a freqüentar os trabalhos pela farra que alguns, ainda arraigados ao vício, empreendem depois deles. O Obr.’. deve estar convicto que, estando lá, ele está captando energia e sabedoria para a prática habitual, o dia a dia.


II – Estamos em fase de expansão, precisamos aumentar o quadro de OObr.’.!!!

Em se tratando de Maçonaria quantidade não se faz mister, mas sim qualidade. 

III – Você será muito útil a Maçonaria!!!

A Augusta Ordem Maçônica não se utiliza de seus OObr.’., estes, por sua vez, quando verdadeiramente em empatia com a mesma, fazem uso de seus ensinamentos, passando a pautar às suas vidas e às dos seus em função deles, prodigalizando os seus ensinamentos e a eternizando como ordem sublime que é.

IV – Se você não gostar sai!!!

Desculpem, parafraseando o nosso Ven.’.M.’. quando de nossa época como Ap.’.: _ a Augusta Maçonaria não é uma simples agremiação, se assim o fosse já haveria sucumbido ao tempo!!!

V – Vai ser muito bom ter você conosco, estamos precisando de um Ir.’. que seja........................... (cita a profissão).

Os títulos e posses de quem quer que seja ficam depositados nos degraus que antecedem as SS.’. DD.’.PP.’.PP.’. de todas as OOf.’. RReg.’. do Universo, sequer passam destes, sequer adentram aos templos sagrados.

VI – Você vai aprender a ser homem de verdade!!!

Se não for homem de verdade, em ações e comportamentos, sequer deve ser chamado.

VII – Você vai ter cobertura em todo o País, em toda parte terá lugar pra ficar!!!

Não trata a Augusta Ordem de abrigar, dar guarida a Obr.’. algum, o que a Augusta Maçonaria assegura é o seu assento em todas as LL.’. RReg.’., não se tratar de abrigar, albergar, receber IIr.’. nas casas de IIr.’.; isso se dá de forma pessoal, acontece de Ir.’. para Ir.’., não determinado pela Ordem Maçônica.

VIII – Tenho certeza que serás um grande Maçom!!!

Ninguém trás escrito na fronte o que será ou deixará de ser, essa simbiose só se evidencia a partir da iniciação; alguns são tocados em seu âmago, outros sequer atribuem beleza à enorme magnitude que a mesma trás. Todos nós temos uma história de um iniciado que começou largo e terminou estreito; estejamos atentos a estes!!!

IX – Na realidade, é até bom para sair de casa e espairecer um pouco!!!

A estes, deixemos bem claro; MAÇONARIA É TRABALHO!!!

X – Preenche de qualquer jeito a proposta, deixa o resto comigo que eu resolvo!!!

Não deve haver arrumadinho/jeitinho brasileiro/todo jeito quando do preenchimento de uma proposta de ingresso a Sublime Ordem, este é um documento formal e será sempre lido solenemente, jamais instiguem um candidato a adentrar já de maneira errada. Por último e para que fique bem claro a todos, jamais omitam os valores pertinentes a um iniciando, nem da iniciação, nem da mensalidade e nem dos compromissos do porvir, instiguem-lhe à curiosidade e a surpresa, apresentem-lhe a Sublime Ordem como algo a que aspira todo homem de bem, que o é por convicção e não pelo que alguns dizem ou acham deste.

“Ser Maçom é ser tudo e ao mesmo tempo não ser nada; nada que seja visível aos olhos, o essencial não o é!!!”

Fonte: JBNews - Informativo nº 0071

Nenhum comentário:

Postar um comentário