(republicação)
Questão apresentada pelo Irmão Antonio Lourenço Gelain Junior, Aprendiz Maçom da Loja Cavaleiros da Arte Real, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná.
Contato: gelain@arlscavaleirosartereal.com
Caro Irmão Pedro Juk, Em algumas Lojas que tenho visitado (REAA), os paramentos (avental e colar) dos Vigilantes são diferentes. Sou filiado ao GOB-PR, vejo em todas as Lojas que o Venerável Mestre possui paramentos novos (avental, colar e punhos em azul celeste, orlados em dourado e com o instrumento de trabalho do Venerável [esquadro] bordado ao centro). Em algumas lojas, os paramentos dos vigilantes são iguais ao do Venerável Mestre, somente trocando o Tau pelas rosetas e o esquadro (ferramenta do Venerável) pelo nível e prumo (no avental e nos punhos). Gostaria de saber se procedem estes novos paramentos e se há alguma resolução para que os institua.
CONSIDERAÇÕES:
CONSIDERAÇÕES:
Os paramentos das Luzes da Loja (Venerável Mestre, Primeiro e Segundo Vigilantes) do Rito Escocês Antigo e Aceito no Grande Oriente do Brasil estão previstos no ritual do Mestre Maçom em vigor no título 1.4 – “Dos Títulos e Insígnias”.
Obviamente por vossa pessoa ainda estar colado no grau de Aprendiz, não tem como ainda possuir o Ritual do Mestre.
Em linhas gerais o avental do Venerável Mestre possui contorno azul-celeste nas bordas e abeta debruados em dourado. As duas fitas pendentes em azul e também debruadas em dourado com o pingente também dourado. No centro do avental e logo abaixo da abeta está bordado em dourado dois ramos de acácia tendo ao centro a joia do cargo que é um Esquadro dourado. Distribuídos sobre a abeta e nos cantos inferiores logo abaixo do pingente se apresentam três símbolos inerentes ao Nível e o Prumo equivocadamente conhecidos na Maçonaria brasileira como “taus invertidos”.
O Venerável usa também punhos azul-celeste debruados em dourado sendo bordados na face de fora em cada punho os ramos de acácia com o Esquadro. O colar é também azul-celeste debruado em dourado, tendo bordados dois ramos de acácia em dourado que se cruzam na base. Preso ao colar vai o Esquadro na cor dourada (joia do Venerável Mestre).
O avental do Mestre Instalado (Ex Venerável) é igual ao do Venerável Mestre se diferenciando apenas na joia bordada no avental, sendo substituído o Esquadro pelo Esquadro e Compasso cujas pontas deste estarão sobre um arco de círculo. Da mesma forma é o colar que é igual ao do Venerável, porém a joia é substituída por aquela descrita acima sobre o quarto de círculo (a joia também é dourada). O Mestre Instalado (Ex Venerável) não usa punhos.
Os Vigilantes – os paramentos se diferenciam dos do Venerável Mestre nos seguintes aspectos. No lugar dos Níveis/Prumos (os tais “taus invertidos”) estarão rosetas azuis (iguais do avental do Mestre). No lugar da joia (esquadro) dourada e bordada no centro do avental estarão bordadas as joias respectivas dos Vigilantes (o Nível dourado para o Primeiro Vigilante e o Prumo dourado para o Segundo). Os ramos de acácia dourados permanecem. Os punhos são iguais aos do Venerável, substituídas apenas pelas respectivas joias dos Vigilantes (sempre douradas). O Colar é igual ao do Venerável Mestre, porém a joia é aquela pertencente ao respectivo Vigilante (Nível e Prumo dourados).
Finalizando, essa a descrição do que está em vigência no Grande Oriente do Brasil no Rito Escocês Antigo e Aceito.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 617, Florianópolis (SC) 06 de Maio de 2012.
Fonte: JB News – Informativo nr. 617, Florianópolis (SC) 06 de Maio de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário