Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 6 de novembro de 2022

TELHAMENTO DOS VIGILANTES

(republicação)
O Respeitável Irmão Gilson Souza, Loja Barão do Rio Branco, 2.441, REAA, GOB-AC, Oriente de Rio Branco, Estado do Acre.
gilsonbambu@gmail.com

Nas Sessões de Companheiro Maçom e Mestre Maçom o Venerável Mestre manda que os Irmãos Primeiro e Segundo Vigilantes percorram as Colunas dando Sinal, Toque e Palavra. Caso nas Colunas somente tenha Irmãos ocupando cargo os Vigilantes mesmo assim a percorre? E se somente ocorrer este mesmo caso em uma das Colunas, o Vigilante da Coluna não a percorre?

CONSIDERAÇÕES:

Cabe aqui uma pequena retificação. O Vigilante ou os Vigilantes ao percorrerem as suas respectivas Colunas não “dão” o Sinal, Toque e Palavras, porém por se tratar de uma verificação eles “tomam” os atinentes.

Eu penso que na situação de só existirem Irmãos revestindo cargos nas Colunas, seria meramente improdutivo os Vigilantes se deslocarem para nada fazer. 

Assim o bom senso apontaria para que o Segundo informasse ao Primeiro que todos são Companheiros que por sua vez comunicaria o Venerável que em ambas as Colunas todos são Companheiros. Todavia, em cumprimento ao protocolo, pelo menos os Irmãos ficam em pé.

No caso do fato ocorrer apenas em uma Coluna, naquela que possuir Irmãos que não ocupam cargos, o respectivo Vigilante procede normalmente conforme especifica o ritual.

Os Irmãos que ocupam cargos não são examinados porque cargos em Loja são privativos de Mestres Maçons. Nesse caso, obviamente que o Mestre de Cerimônias ao revestir os cargos dos Oficiais, o fará apenas com os que são Mestres.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 0846 Florianópolis (SC) 20 de dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário