Em 17.05.2022 o Respeitável Irmão Israel Rodrigues de Queiróz Júnior, Loja Liberdade Justiça, 3837, REAA, GOB-MG, Oriente de Uberlândia, Estado de Minas Gerais solicita o seguinte esclarecimento.
VOTO E ESCRUTÍNIO
Meu irmão gostaria de tratar um assunto do qual fui fortemente repreendido na minha Loja. Afirmei que ESCRUTÍNIO e VOTO são coisas diversas e que não podem ser tratadas de igual maneira. Poderíamos abrir um canal de comunicação para sanar essa minha dúvida
CONSIDERAÇÕES:
No caso da Maçonaria, o escrutínio (substantivo masculino) é a urna onde se recolhem os votos, no caso, é a forma de votação consagrada que utiliza esferas brancas e negras na votação.
O termo escrutínio também significa votação em urna, bem como o apuramento dos votos. Em Maçonaria trata-se do Escrutínio Secreto.
No que tange ao substantivo masculino “voto”, na Maçonaria a expressão manifesta a ação de votar; votação.
No caso do Escrutínio Secreto é a ação em que o obreiro do quadro da Loja sigilosamente deposita na urna em circulação uma das duas esferas que ele recebera e com a qual ele quer manifestar a sua opção (voto).
Uma particularidade sobre o Escrutínio Secreto na Maçonaria é que nele não há abstenção, portanto o votante aprova, ou não aprova.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário